Apresentação do documento da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

02 Novembro 2022

Nesta segunda-feira 31 de outubro na sede da Rádio VaticanoVatican News foi apresentado o documento "Rumo a uma Igreja sinodal em saída para as periferias -Reflexões e propostas pastorais a partir da Primeira Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe"

A reportagem é publicada por Vatican News, 31-10-2022. 

O Conselho Episcopal da América Latina e Caribe (CELAM) apresentou oficialmente nesta segunda-feira (31/10) o documento da Assembleia Eclesial "Rumo a uma Igreja sinodal em saída para as periferias - Reflexões e propostas pastorais a partir da Primeira Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe". O documento, que representa o fruto do processo sinodal que a Igreja da América Latina e do Caribe passou, foi apresentado em uma coletiva de imprensa na sede da Rádio Vaticano. A publicação reúne as propostas pastorais e as linhas de ação que emergiram da Assembleia Eclesial realizada de 22 a 28 de novembro de 2021 na Cidade do México, com mais de 1.000 participantes na modalidade presencial e remota.

As orientações pastorais expostas no documento da Assembleia Eclesial assumem os desafios da realidade do continente, que foram apresentados pelo povo de Deus durante o processo de escuta prévia à Assembleia Eclesial e amplamente discutidos num processo de discernimento sinodal que propõe um novo itinerário para a ação pastoral da Igreja na América Latina e no Caribe. Uma proposta coerente com o chamado do Papa Francisco para viver a experiência de sinodalidade e que nos convoca como discípulos missionários a serviço de uma Igreja em movimento que traz experiência ao próximo Sínodo sobre a Sinodalidade.

Na apresentação estavam presentes os membros da presidência do CELAM e convidados especiais: Dom Miguel Cabrejos Vidarte, Arcebispo de Trujillo - Peru e Presidente do CELAM, Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo - Brasil e Primeiro Vice-Presidente, Cardeal Leopoldo José Brenes, Arcebispo de Manágua - Nicarágua e Segundo Vice-Presidente, Dom Jorge Lozano, Arcebispo de San Juan de Cuyo - Argentina e Secretário Geral e Gianni La Bella, teólogo e historiador.

Também houveram testemunhos que participaram do processo que levou à Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe. Entre eles, Irmã Gloria Liliana Franco, ODN, Presidente da Confederação Latino-americana e Caribenha de Religiosos (CLAR), Dom José Luis Azuaje, Arcebispo de Maracaibo e Presidente da Cáritas América Latina e Caribe, Irmã Laura Vicuña, representante da Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA) e Paola Balanza, representante da Pastoral Juvenil Latino-americana.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Apresentação do documento da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe - Instituto Humanitas Unisinos - IHU