“Desistir da reivindicação de Pequim sobre Taiwan coloca em questão as reivindicações de Pequim sobre esses outros territórios. É uma questão existencial para a RPC e, se assim for, não é sobre a legalidade da reivindicação, como a imprensa emoldurou a questão, mas é sobre a vida ou morte da RPC. Então para onde podemos ir a partir daqui?”, reflete o sinólogo italiano Francesco Sisci, em artigo publicado por Settimana News, 01-09-2022.
A questão de Taiwan é extraordinariamente complexa e sensível para a China (República Popular da China, RPC), pois vai à raiz da identidade moderna extremamente frágil do país. Essa identidade surge na interseção de legados imperiais, ambições e concepções territoriais ocidentais e considerações práticas não articuladas sobre a segurança do país.
Mapa das províncias chinesas
Fonte: Wikicommons
De Pequim, o argumento é o seguinte. O povo Han representa cerca de 95% da população chinesa. No entanto, cerca de metade do atual território da China costumava pertencer a minorias: mongóis, tibetanos e uigures (embora agora os han sejam a maioria mesmo lá). Se Taiwan, reivindicada pela China e com maioria han, foi permitida a independência, por que mongóis, tibetanos e uigures não podem ter sua independência? Não há respostas fáceis.
Ou seja, desistir de Taiwan empurraria Pequim para um canto. Ou deveria conceder concessões maciças em casa, ou teria que redefinir o que é a “República Popular da China”, o que também é muito complicado.
Então, reivindicar Taiwan é o caminho mais fácil até que essa reivindicação seja contestada de fora.
O argumento pode ter muitas falhas, mas pelo menos devemos deixar claro que para Pequim, Taiwan não é “Taiwan”, mas a RPC.
Desistir da reivindicação de Pequim sobre Taiwan coloca em questão as reivindicações de Pequim sobre esses outros territórios. É uma questão existencial para a RPC e, se assim for, não é sobre a legalidade da reivindicação, como a imprensa emoldurou a questão, mas é sobre a vida ou morte da RPC. Então para onde podemos ir a partir daqui?
Todos nós precisamos de uma abordagem abrangente em relação à China, não apenas escolhendo isso hoje ou aquilo amanhã. E também, a RPC precisa repensar sua identidade massivamente abrangente para sobreviver; caso contrário, será sufocado por suas contradições.
Com isso vem muitas perguntas. O mapa atual da RPC, que inclui o Tibete, Xinjiang e Mongólia Interior, é baseado nas reivindicações territoriais Qing (a dinastia imperial que governou a terra de meados do século XVII até sua queda em 1911).
A RPC deve desistir dos legados territoriais do império Qing? Se for o caso, como fazer? Mas então, e os Han que vivem na Mongólia Interior, no Tibet ou em Xinjiang? E os milhares de problemas advindos de uma reconfiguração do território chinês?
Nossas falhas, como observadores estrangeiros, em fornecer uma resposta abrangente e razoável para a cadeia de questões levantadas pela desintegração do império pós-Qing, então, faz com que muitos (não apenas os líderes de Pequim) voltem a uma posição padrão: não faça nada, não balance o barco e tente preencher a lacuna com Taiwan gradualmente.
Precisaríamos de uma resposta abrangente se não estivermos satisfeitos com ela. Atalhos são perigosos.
Como uma resposta abrangente é complicada, o que fazer?
Pessoalmente, a esperança é que uma resposta abrangente venha do exterior, da China ou possivelmente de ambos.
Ainda assim, realisticamente, os estrangeiros estão saturados da China e enredados em suas dificuldades reais ou supostas, presunçosas e insondáveis. Portanto, eles vão para atalhos.
Sabendo das dificuldades e com interesses adquiridos em manter suas atuais fronteiras e reivindicações, a China defenderá o status quo e contra o “aventureirismo” de atalhos sugeridos por estrangeiros.
Os estrangeiros ficarão então divididos entre atalhos e aceitação passiva da posição chinesa. A resposta possível é o que provavelmente está acontecendo agora – o afastamento das políticas ocidentais do ponto de vista da China (como está acontecendo com Taiwan). Essa deriva é quase paralela à “expansão” chinesa à deriva em Hong Kong e no Mar do Sul da China.
Aqui, para o Ocidente, Pequim pisou no acordo de manter Hong Kong intacta por 50 anos, e agora derrubou as leis locais ao aplicar os regulamentos chineses. No Mar do Sul da China, ao construir bases militares nas ilhas e fortalecer sua reivindicação no mar, a China destruiu a ambiguidade da área e, de fato, expandiu seu território.
Para a China, Hong Kong estava se transformando em um trampolim de subversão do continente chinês e precisava ser cuidado. No Mar do Sul da China, Pequim interveio porque a Malásia e o Vietnã estavam expandindo suas pegadas e, se a China não o fizesse, perderia tudo.
As duas lógicas estão em conflito uma com a outra e não estão interessadas em ouvir uma à outra por vários motivos. Uma, a estrangeira, baseia -se na ideia de uma ordem internacional que deve ser mantida; o outro acredita que seus interesses nacionais superam qualquer outra coisa.
O contraste entre os dois desvios aumentará ao longo do tempo com consequências previsíveis, embora infelizes.
Sem uma abordagem abrangente disponível, não há saída para isso.
Há uma ideologia profundamente enraizada por trás disso, a da “humilhação nacional”, descrita em muitos mapas disponíveis na China e mostrando em detalhes todos os territórios perdidos.
William Callahan colocou isso lindamente, explicando a visão territorial da China.
Primeiro, eles mostram graficamente a tensão entre as duas formas de mapear a China descritas acima; eles fornecem, assim, um elo colorido entre as cartografias do domínio imperial e do território soberano.
Em segundo lugar, eles são deliberadamente publicados como parte de campanhas de educação patriótica para edificação pública. No período republicano, esses grandes mapas murais da humilhação nacional foram uma parte essencial do surgimento do ensino de geografia nacionalista na China; eles foram publicados por órgãos governamentais, sociedades geográficas e editoras comerciais para uso em sala de aula e consumo público ao lado de mapas nacionais convencionais. Os mapas da humilhação nacional publicados na virada do século XXI também são artefatos muito públicos que fazem parte da campanha multimídia de educação patriótica da RPC.
Terceiro, os mapas da humilhação nacional não apenas fazem reivindicações expansivas e aspiracionais a enormes extensões de terra como território nacional da China; eles também abordam a persistente ansiedade chinesa de desmoronar... de fato, muitos notaram que uma obsessão com a unidade não é simplesmente uma preocupação moderna que surgiu em reação à trágica história moderna da China, que é vista como uma história de europeus, americanos e japoneses agressão imperialista. Enquanto a filosofia euro-americana afirma uma realidade objetiva sólida que precisa ser desconstruída, “no caso chinês, ao contrário, trata-se de uma realidade dispersa, diante da qual uma necessidade reconstrutiva muitas vezes lutou”. Mapas da humilhação nacional semelhantes da virada do século XXI sugerem que essa busca por “grande unidade” (da yitong) não apenas faz parte da cultura política duradoura da China, mas continua como uma das principais estruturas teóricas para a geografia histórica na RPC.
Isso se baseia em uma estratégia de três frentes para lidar com os territórios atuais:
A primeira estratégia para reivindicar posses imperiais como território nacional é negar a diferença entre o espaço hierárquico ilimitado do domínio imperial e o espaço limitado homogêneo do território soberano. A segunda estratégia é estabelecer as histórias da territorialidade soberana da China no contexto da política internacional moderna – particularmente o colonialismo – em oposição à própria história de conquista imperial da China. A terceira estratégia é ler a territorialidade exclusivamente do ponto de vista de Pequim e, assim, suprimir quaisquer perspectivas rivais – de Lhasa, Kashgar ou Taibei – que possam contestar o escopo do geocorpo normativo da China. Como veremos, a cartografia chinesa emprega essas três estratégias discursivas para essencializar o domínio imperial da dinastia Qing no território soberano nacional da RPC.
A confusão e mistura dos três elementos (mapas da Westfália Ocidental e imperiais, e a supressão de outras visões) é o resultado de tentar digerir/aceitar a visão ocidental e adaptá-la à visão chinesa de uma forma melhorada para a China, como se em um mercado para obter um melhor negócio, e para espalhar a ideia de que nós chineses não podemos ter prejuízo (chi kui).
A raiz é um mal-entendido fundamental da visão ocidental e da história chinesa. Pode ser feito com “boas intenções” de melhorar o status da China no mundo.
Ainda assim, por não levar em consideração real os estrangeiros em suas visões, suas reivindicações e a tradição chinesa, não vai a lugar nenhum e deixa a China em uma posição perdida, antagonizando no exterior e prometendo resultados não entregues em casa, condenando assim os propagandistas cartográficos.
É uma armadilha autorrealizável para a China. Porque todas essas reivindicações e visões, se não forem compartilhadas no exterior, automaticamente criam conflito entre a China e outros países.
Pode-se argumentar que o colonialismo expansionista ocidental também impôs sua visão de mundo a outros países e ignorou as reivindicações de outros. Mas o colonialismo ocorreu há dois séculos. Foi feito com base em ideologias complexas que compartilhavam valores com muitos países diferentes e dependiam de uma enorme diferença de poder entre colonizadores e colonizados.
Claro, outros também entenderam mal os mapas e reivindicaram territórios perdidos para expandir. Mas quando? Em que condições?
O colonialismo japonês também aconteceu dessa maneira, com elementos fascistas em todo o mundo apoiando as ações japonesas, enquanto Tóquio teve o cuidado de não pisar em muitos calos.
Mas as ideias chinesas de interesse próprio não têm apoio estrangeiro e não podem contar com uma enorme diferença de poder entre a China e os outros países.
Além disso, havia uma atitude anticolonial até a década de 1970, que ajudou a destruir antigos impérios coloniais. A China pode assim usar essa retórica e reivindicar “territórios perdidos” das antigas potências coloniais, mas você não pode ser anticolonial e colonizar outros.
Então, essa confusão sobre sua própria situação e as condições e sentimentos externos não satisfaz o princípio básico de Sunzi “conhece-te a ti mesmo, conhece o outro” (zhi ji, zhi bi).
Taiwan pode ser agrupada? A retórica nacionalista pode ser atenuada? Poderia se dar a todos um pouco de espaço e tempo para se respirar e pensar com mais clareza.
Enquanto isso, além da geografia, a economia política bate à porta. A China tem um sistema econômico e político interno relativamente fechado. Ela pode vender e investir com relativa liberdade no exterior, mas os estrangeiros não são livres para fazer o mesmo na China.
Claro, essa diferença cria desequilíbrios que crescem com o tamanho do comércio. Além disso, por causa de uma contração drástica de seu consumo doméstico, a China pode terminar este ano com um superávit colossal de 1 trilhão de dólares. Esse dinheiro vem basicamente de países do G7.
Há então uma situação semelhante à dos tempos anteriores às guerras do ópio, exatamente 200 anos atrás, quando a China era um grande exportador e um importador mínimo. Tal situação pode ser tolerada por um curto período de tempo; é insustentável por muito tempo.
Tudo isso, somado às controvérsias e contradições geográficas, cria uma volatilidade incrivelmente alta. Uma liderança forte pode contê-la parcial e temporariamente, mas é incontrolável ao longo do tempo. Recentemente a liderança chinesa parece ter começado a perceber a dificuldade da posição, mas desacelerar a máquina funcionando a todo vapor é muito difícil.
Ao mesmo tempo, não há uma única pessoa no comando no mundo fora da China. Não há um homem ou um número limitado de homens que possa mover à vontade o sentimento construído ao longo de pelo menos uma década.
Pelo contrário, um consenso crescente é conscientemente ou inconscientemente colocado em rota de colisão. É impossível se desviar da China.
Se a China não perceber a gravidade total da situação e agir de acordo, pode ser difícil evitar um pouso forçado.