Prof. Dr. José Antonio Zamora – Conselho Superior de Investigaciones Científicas – CSIC – Espanha

Mais Lidos

  • Alessandra Korap (1985), mais conhecida como Alessandra Munduruku, a mais influente ativista indígena do Brasil, reclama da falta de disposição do presidente brasileiro Lula da Silva em ouvir.

    “O avanço do capitalismo está nos matando”. Entrevista com Alessandra Munduruku, liderança indígena por trás dos protestos na COP30

    LER MAIS
  • Dilexi Te: a crise da autorreferencialidade da Igreja e a opção pelos pobres. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

24 Agosto 2022

José Antonio Zamora formou-se em Filosofia e C.C. de Educação (especialidade em Filosofia) da Universidade de Granada. Posteriormente, realizou pesquisa e doutorado na Westfälische-Wilhelms-Universtät de Münster (Alemanha), onde obteve seu doutorado em 1995 com uma tese sobre o pensamento de Th. W. Adorno orientada pelo Prof. Johann Baptist Metz.

Foi Professor Titular da Cátedra de Ética, Filosofia Moderna e Contemporânea e Filosofia da Religião no Centro de Estudos San Fulgencio de Múrcia, afiliado à Pontifícia Universidade de Salamanca (1995-2003), Professor Associado de Teoria da Educação na Universidade de Múrcia (2002-2003), Investigador Contratado I3P (2003-2005) e Cientista Sénior (2005-2020) no Instituto de Filosofia CSIC em Madrid. Desde fevereiro de 2021 é Pesquisador Científico do referido Instituto.

Foi professor visitante em diferentes Universidades Ibero-americanas (Universidade Centro-Americana "José Simeón Cañas" de San Salvador, Universidade Católica de Goiás e Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, e realizou diversos estágios de pós-doutorado em universidades alemãs (Münster e Berlim) Suas linhas de trabalho e pesquisa mais importantes são: Filosofia após Auschwitz, Teoria Crítica (Th.W. Adorno, W. Benjamin), Teologias Políticas da Modernidade, Filosofia Política das Migrações, Sofrimento Social e Autoritarismo. Ele é membro da Society for Critical Theory Studies e faz parte das equipes editoriais de Constelaciones. Jornal de Teoria Crítica e Jahrbuch Politische Theologie.

 

Publicações realizadas pelo IHU com José Antonio Zamora

 

Entrevistas realizadas pelo IHU com José Antonio Zamora

 

Eventos realizados pelo IHU com José Antonio Zamora