03 Janeiro 2022
Luzia de Maria Rodrigues Reis é doutora em Letras pela USP, atuou nos três níveis do magistério e aposentou-se pela UFF. Há algumas décadas, faz palestras e cursos sobre “o poder transformador da leitura e a importância da formação de leitores” por todo o país. Muitos a convite do PROLER, Biblioteca Nacional/MinC, muitos a convite de secretarias municipais, estaduais, universidades e outras instituições.
Criou, em 1982, numa escola pública estadual em Niterói, o Liceu Nilo Peçanha, um Clube de Leituras em que os estudantes podiam escolher, entre 40, 50 títulos o que lhes despertasse o desejo de ler. Foi tal o sucesso, que esta experiência foi realizada, nos anos seguintes, até 1987, ultimo ano em que atuou no ensino médio. Criou em maio de 1989, com um grupo de seis amigas, o jornal-revista PRAvaLER – Educar para a leitura / Travessia para a liberdade, que circulou até 1991, quando Luzia de Maria foi convidada pelo então senador e vice-governador Darcy Ribeiro, para criar uma revista, no Programa dos CIEPs. Não apenas fez a revista Informação Pedagógica, mas coordenou a redação, produção e edição de 53 livros, para professores e estudantes, entre 1991 e 1994. Criou, a convite da Fundação CECIERJ – Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro, o curso “Leitura e formação de leitores”, oferecido a distância em 2010, 2011 e 2012. Esse curso é a origem do atual Projeto LER PRA VALER.
Como escritora, foi premiada pela Fundação VITAE - SP, em 1988. O livro Sortilégios do Avesso – Razão e loucura na literatura brasileira, tese de doutorado na USP, a levou a ser convidada pelo PROGRAMA DO JÔ. Nessa entrevista, falou também da formação de leitores. Ex-alunos seus, ensino médio, escola pública, que leram em 1987, entre 50 e 70 obras literárias, quiseram revê-la. Diante da incrível ascensão social ostentada por eles, 20 anos depois, todos creditando àquela leitura boa parte de seu sucesso, Luzia de Maria escreveu O Clube do Livro - Ser leitor, que diferença faz? (Globo, 2009; Global, 2016) que traz 25 depoimentos deles.Esse livro conquistou o Prêmio Literário Nacional do PEN Clube do Brasil, 2011. Ele foi também adotado no Programa LER E ESCREVER, da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo, uma formação continuada de professores, em convênio com os municípios, o que tem lhe rendido convites para palestras em muitos municípios paulistas.
É autora do Projeto LER PRA VALER, MinC/Lei Rouanet (aprovado dez.2014), cujo objetivo é a atualização leitora do professor. Com patrocínio da FTD e da Global, em 2016 400 professores, em 3 estados, receberam o AMOR LITERÁRIO e um curso híbrido de 60 h/aula. Foi FINALISTA do Prêmio RETRATOS DA LEITURA - 2017, do Inst. PRÓ-LIVRO, SP. Em dez/2018, Luzia de Maria lançou CIDADÃO DO MUNDO -Clubes de leitura para ampliar horizontes. Nos anos 1980, ela falava de 40, 50 livros, apresentando-os aos alunos. Nesse livro ela apresenta 70, distribuídos em três níveis: Leitor Iniciante; Leitor Descolado e Leitor Super. Seu objetivo é ampliar o repertório de estudantes e professores.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Profa. Dra. Luzia de Maria Rodrigues Reis – FUNDAR - Instituto Humanitas Unisinos - IHU