Pesquisa indica que apenas 6% dos cristãos estadunidenses têm uma cosmovisão bíblica

Foto: PxHere

Mais Lidos

  • ​Prevenção da violência, enfrentamento da criminalidade e recuperação de jovens em conflito com a lei dependem de políticas que ultrapassem o punitivismo penal, defende o advogado

    Redução da maioridade penal e a lógica punitivista: “A segurança pública não será alcançada apenas por meio do aumento da punição”. Entrevista especial com Alexander Rodrigues de Castro

    LER MAIS
  • Horas antes do cisma ser finalizado, Pagliarani responde ao Papa: "Não somos cismáticos, somos o remédio de que a Igreja precisa"

    LER MAIS
  • Fraternidade Sacerdotal São Pio X e o tradicionalismo católico de 1988 até hoje. Artigo de Massimo Faggioli

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

22 Setembro 2021

 

A American Worldview Inventory (Inventário Americano Sobre Visão de Mundo, em tradução livre), publicada pelo Centro de Pesquisa Cultural da Universidade Cristã do Arizona, constatou que apenas 6% dos 176 milhões de adultos estadunidenses têm uma cosmovisão bíblica.

A informação é de Edelberto Behs, jornalista.

Realizada em fevereiro, a pesquisa ouviu uma amostra nacional de 2 mil adultos. Do universo auscultado, incluindo muitos que se identificam como evangélicos, a maioria acredita que Deus é todo-poderoso, onisciente e criador do universo, mas mais da metade rejeita alguns dos ensinamentos e princípios bíblicos, incluindo a existência do Espírito Santo.

Minorias significativas mantêm crenças que desafiam a cosmovisão bíblica: 25% dizem que não há verdade moral absoluta; 33% acreditam em carma; 39% afirmam que o Espírito Santo não é um ser vivo real, mas apenas um símbolo de poder, presença ou pureza de Deus; 52% entendem que as pessoas são basicamente boas e que basta fazer ou dizer coisas boas que elas estarão no caminho do céu.

O estudo mostrou ainda que a maioria não acredita em absolutos morais e que considera os sentimentos, a experiência ou a opinião de amigos e familiares como suas fontes mais confiáveis de orientação moral.

“Muitas vezes, ao que parece, pessoas que são simplesmente religiosas ou frequentadoras regulares da igreja, ou talvez pessoas que desejam uma certa reputação ou imagem adotam o rótulo de ‘cristão’, independentemente de sua vida espiritual e intenções”, avaliou o pesquisador chefe do Centro Cultural, George Barna, em declaração ao The Christian Post.

 

Leia mais