Prof. Dr. David Barkin – Universidad Autónoma Metropolitana – UAM – México

Mais Lidos

  • “Não podemos fazer nada”: IA permite colar em provas universitárias com uma facilidade sem precedente

    LER MAIS
  • São José de Nazaré, sua disponibilidade nos inspira! Comentário de Adroaldo Palaoro

    LER MAIS
  • Promoção da plena credibilidade do anúncio do evangelho depende da santidade pessoal e do engajamento moral, afirma religiosa togolesa

    Conversão, santidade e vivência dos conselhos evangélicos são antídotos para enfrentar o flagelo dos abusos na Igreja. Entrevista especial com Mary Lembo

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

04 Janeiro 2021

David Barkin é professor destacado da Universidad Autónoma Metropolitana (UAM-X) da Cidade do México e pesquisador do Departamento de Produção Econômica da unidade de Xochimilco. Seus trabalhos são voltados para Economia Ecológica (EE), Economia Solidária e Ecologia Política. Realizou o doutorado em economia pela Universidade de Yale e ganhou o Prêmio Nacional de Economia Política (1979) por sua análise da inflação no México.

É membro da Academia Mexicana de Ciências e Pesquisador Emérito do Sistema Nacional de Pesquisadores (SNI) no México. Em 1974, foi membro fundador do Centro de Ecodesarrollo, um centro de estudos criado pelo CONACYT para promover a integração das considerações ambientais e ecológicas nas ciências sociais. Entre os anos de 2014 e 2016, foi vice-presidente da Mesoamerican Society for Ecological Economics, capítulo regional da International Society for Ecological Economics (ISEE).

Sua pesquisa tem como foco a construção de um paradigma alternativo à racionalidade econômica capitalista e às instituições do projeto civilizatório ocidental, que responda à geração de bem-estar nas comunidades, e contribua para a promoção da diversidade social e econômica, bem como da proteção. da biodiversidade.

Autor de vários livros e artigos traduzidos em oito idiomas, entre os quais destacamos: Inflação e Democracia: O Caso do México (1979), Riqueza, Pobreza e Desenvolvimento Sustentável (1998), A Construção de Soluções Locais para Justiça Ambiental (2013) ) e O significado de uma economia ecológica radical (2012).

 

Reportagens com David Barkin publicadas no IHU

 

Eventos com David Barkin no IHU