11 Mai 2021
Especialistas do Vaticano estarão entre os palestrantes da celebração da Semana Laudato Si', que ocorre virtualmente de 16 a 25 de maio.
A reportagem é publicada por Religión Digital, 10-05-2021. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.
A Semana Laudato Si' 2021 contará com um variado elenco de líderes católicos de todo o mundo, assim como com oradores e autores de renome mundial, enquanto 1,3 bilhão de católicos do mundo estarão se reunindo para celebrar o fim do Ano Especial da Laudato Si'.
Através de diálogos ao vivo e conversas cheias do Espírito, a celebração de dez dias destacará o grande progresso que os católicos tiveram ao trazer a Laudato Si' à vida e inspirar os fiéis de todo o mundo a planejar novas ações considerando a Conferência das Nações Unidas sobre a Biodiversidade (COP15), a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança Climática (COP26) e a próxima década.
O Papa Francisco convida a todos os católicos para participar nesta gozosa celebração, que coincide com o sexto aniversário (24 de maio) da data em que Sua Santidade terminou de escrever a encíclica.
O tema da semana é “porque sabemos que as coisas podem mudar” (Laudato Si', 13) e os diálogos e eventos da semana semearão essa esperança em todo o mundo.
Para o frei Joshtrom Kureethadam, coordenador de Ecologia e Criação no Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, a “Semana Laudato Si' começou o Ano Especial da Laudato Si' e agora o encerrará: celebremos o lindo presente que é a Laudato Si' e a coloquemos em ação”.
A semana começou com um Diálogo Laudato Si' crucial sobre como todos os católicos podem criar uma mudança em vista da COP15 e a COP26. Um dos principais especialistas do Vaticano em Laudato Si', o padre Augusto Zampini, participará da conversa, junto com vozes da Amazônia e África do Sul, que será moderada por Christine Allen, diretoria da Agência Católica para o Desenvolvimento no Estrangeiro (CAFOD).
No meio da semana, Sua Eminência o cardeal Jean-Claude Hollerich, presidente da Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia (COMECE), participará de um diálogo sobre economia e como as instituições católicas em todo o mundo podem construir um futuro mais resiliente, comprometendo-se a desinvestir.
Também participando dessa conversa fundamental estarão Bill McKibben, autor de best-sellers do New York Times e cofundador do grupo de defesa ambiental 350.org, e Jeni Miller, diretora-executiva da Aliança Global pelo Clima e a Saúde.
O Papa Francisco apela a todos os católicos para que empreendam uma conversão ecológica, e o Diálogo Laudato Si' de quinta-feira apresentará testemunhos de líderes religiosos de países de todo o mundo, incluindo aqueles que foram devastados pela pandemia de covid-19, como Índia, EUA e Filipinas.
Como disse Josianne Gauthier, secretária-geral da CIDSE, “Na CIDSE, ao celebrarmos Laudato Si' e o compromisso contínuo de milhares de pessoas e comunidades em todo o mundo para proteger nossa casa comum, também lembramos que devemos continuar lutando por um planeta mais justo e igualitário, onde nossos desafios globais comuns são enfrentados com espírito de solidariedade. Neste contexto, os países mais ricos e poderosos que mais consomem e se beneficiam devem assumir suas responsabilidades em resposta à crise climática”.
“Semeando Esperança para o Planeta” será moderado pela irmã Sheila Kinsey, pertencente às Irmãs Franciscanas Filhas dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, e Alberto Parise, dos Missionários Combonianos do Coração de Jesus.
Em 24 de maio, Sua Eminência o cardeal Peter K.A. Turkson, prefeito do Dicastério do Vaticano para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral, participará de uma discussão sobre o progresso que a Igreja global fez no fornecimento de acesso à água potável para nossos irmãos e irmãs mais vulneráveis em todo o mundo.
A semana também apresentará o impacto transformador de Laudato Si' na educação global, um festival “Canções para a Criação”, um dia de ação global e o lançamento da Plataforma de Ação Laudato Si'. O programa completo e detalhado da Semana Laudato Si' 2021 pode ser encontrado neste link.
Todos os eventos mundiais terão tradução simultânea para inglês, espanhol, italiano, português, polonês e francês.
Em nível local, os católicos são encorajados a liderar oportunidades semelhantes, incluindo eventos de sustentabilidade e reuniões de oração, e para ajudar a inspirar sua comunidade registrando seu evento no site oficial, onde podem baixar recursos gratuitos e dicas sobre como planejar um evento com êxito.
“No momento em que o grito da terra e o grito dos pobres se tornam cada vez mais intensos, a Semana Laudato Si' é uma oportunidade perfeita para cuidar de nossa casa comum. O relógio continua correndo. Todos estão convidados e todos são necessários para participar da celebração e da ação, por meio de atividades locais, eventos online e muito mais”, disse Tomás Insua, diretor-executivo do Movimento Católico Global pelo Clima.
O Ano Especial do Aniversário da Laudato Si' foi inaugurado pelo Vaticano em maio passado, no final da Semana Laudato Si' 2020, que comemorou o quinto aniversário da encíclica.
A Semana Laudato Si' 2021 é patrocinada pelo Dicastério do Vaticano para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral e facilitado pelo Movimento Católico Global pelo Clima em colaboração com RENOVA+, Caritas Internationalis, CIDSE, a União Internacional de Superiores Gerais, a União de Superiores Gerais, a Companhia de Jesus, o Escritório Geral de Justiça, Paz e Integridade da Criação da Ordem dos Frades Franciscanos, e em associação com dezenas de parceiros católicos.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
A Semana Laudato Si’ 2021 contará com a presença de cardeais, líderes católicos, oradores e autores de prestígio mundial - Instituto Humanitas Unisinos - IHU