Jesus tinha razão

Fonte: Nikolay Ge

Mais Lidos

  • Alessandra Korap (1985), mais conhecida como Alessandra Munduruku, a mais influente ativista indígena do Brasil, reclama da falta de disposição do presidente brasileiro Lula da Silva em ouvir.

    “O avanço do capitalismo está nos matando”. Entrevista com Alessandra Munduruku, liderança indígena por trás dos protestos na COP30

    LER MAIS
  • Dilexi Te: a crise da autorreferencialidade da Igreja e a opção pelos pobres. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

02 Abril 2021

 

A leitura que a Igreja propõe neste domingo é o Evangelho de João 20,1-9, que corresponde ao Domingo de Ressurreição, ciclo B do Ano Litúrgico. O teólogo espanhol José Antonio Pagola comenta o texto. 

 

Eis o texto.

 

Que sentimos os seguidores de Jesus quando nos atrevemos a acreditar que Deus ressuscitou Jesus? O que vivemos enquanto seguimos caminhando atrás dos Seus passos? Como nos comunicamos com Ele quando o sentimos cheio de vida?

Jesus ressuscitado, tinhas razão.

É verdade o que nos disse Deus. Agora sabemos que é um Pai fiel, digno de toda a confiança. Um Deus que nos ama para além da morte. Continuaremos a chamá-Lo de «Pai» com mais fé do que nunca, como Tu nos ensinaste. Sabemos que não nos vai desiludir.

Jesus ressuscitou, tinhas razão.

Agora sabemos que Deus é amigo da vida. Agora começamos a entender melhor a Tua paixão por uma vida mais saudável, justa e feliz para todos. Agora compreendemos por que colocavas a saúde dos doentes à frente de qualquer lei ou tradição religiosa. Seguindo os Teus passos, viveremos curando a vida e aliviando o sofrimento. Poremos sempre a religião ao serviço das pessoas.

Jesus ressuscitado, tinhas razão.

Agora sabemos que Deus faz justiça às vítimas inocentes: faz triunfar a vida sobre a morte, o bem sobre o mal, a verdade sobre a mentira, o amor sobre o ódio. Continuaremos a lutar contra o mal, as mentiras e os abusos. Procuraremos sempre o reino desse Deus e a Sua justiça. Sabemos que é a primeira coisa que o Pai quer de nós.

Jesus ressuscitado, tinhas razão.

Agora sabemos que Deus se identifica com os crucificados, nunca com os verdugos. Começamos a entender por que estavas sempre com os enlutados e por que defendias tanto os pobres, os famintos e desprezados. Defenderemos os mais débeis e vulneráveis, os maltratados pela sociedade e esquecidos pela religião. A partir de agora ouviremos melhor a tua chamada a ser compassivos como o Pai dos céus.

Jesus ressuscitado, tinhas razão.

Agora começamos a entender um pouco as Tuas palavras mais duras e estranhas. Começamos a intuir que o que perca a sua vida por Ti e pelo evangelho a vai salvar. Agora compreendemos por que nos convidas a seguir-te até ao fim carregando cada dia com a cruz. Continuaremos a sofrer um pouco por Ti e pelo Teu evangelho, mas muito em breve partilharemos Contigo o abraço do Pai.

Jesus ressuscitado, tinhas razão.

Agora estás vivo para sempre e fazes-Te presente no meio de nós quando nos reunirmos dois ou três em teu nome. Agora sabemos que não estamos sós, que nos acompanhas enquanto caminhamos em direção ao Pai. Escutaremos a Tua voz quando lermos o Teu evangelho. Alimentar-nos-emos de Ti quando celebrarmos a tua Ceia. Estarás conosco até o fim dos tempos.

Leia mais: