Mianmar. Os militares devem defender o povo, não o matar, adverte cardeal Bo

Mais Lidos

  • Elon Musk e o “fardo do nerd branco”

    LER MAIS
  • O Novo Ensino Médio e as novas desigualdades. Artigo de Roberto Rafael Dias da Silva

    LER MAIS
  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

12 Março 2021

Por ocasião do dia mundial de oração por Mianmar, lançado pela Christian Solidarity Worldwide em 10 de março, o card. Charles Maung Bo divulgou um vídeo publicado no dia seguinte pela Radio Veritas Asia. O cardeal, que é arcebispo de Yangon e presidente da Fabc (Federação das Conferências Episcopais da Ásia), está tentando uma mediação entre a junta militar, autora do golpe, e a população e o partido vencedor das eleições, a Liga Nacional da Democracia por Aung San Suu Kyi. Muitos fiéis, porém, o criticam por ser "neutro demais" em sua atitude, enquanto no país aumenta o número de mortos pelas forças de segurança.

A reportagem é publicada por Asia News, 11-03-2021. A tradução é de Luisa Rabolini.

Na mensagem, além de agradecer "do fundo do coração" aqueles que rezam por seu país, ele também faz uma breve análise da situação: o golpe parece "levar de volta" Mianmar, à "repressão militar, brutalidade, ditadura”, sufocando mais uma vez a população em “mais um capítulo de trevas, sangue derramado, após anos de uma inicial democracia, em que vimos um pouco de sol”. A certa altura, ele diz que os militares "devem ficar em seu lugar", ou seja, a serviço do país e não como donos dele, e devem "defender o povo, não o matar".

Ao finalizar, pede orações pelo país, pela libertação de Suu Kyi e seus colaboradores, e também orações pelo gen. Min Aung Hlaing, para que, como São Paulo, seja fulgurado pela verdade.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Mianmar. Os militares devem defender o povo, não o matar, adverte cardeal Bo - Instituto Humanitas Unisinos - IHU