21 Dezembro 2020
O bispo Sören Dalevi, da Igreja Luterana da Suécia, editou e lançou uma nova Bíblia para crianças, com 300 páginas ilustradas, que apresenta uma diversidade étnica de personagens e uma perspectiva de gênero que, segundo o autor, concorda melhor com os textos originais do livro sagrado.
A reportagem é de Edelberto Behs, jornalista.
Sören, por exemplo, não tem como dado de que o homem foi criado antes da mulher. Ele traduziu os textos bíblicos do hebraico e do grego, quando, geralmente, Bíblias para crianças são vertidas do inglês. A mais conhecida é a Bíblia de Anne de Vries, de 1961.
A nova Bíblia infantil foi ilustrada pelo desenhista Marcus-Gunnar Petterson, membro da Academia Sueca de Livros Infantis. “Peguei o roteiro da história da Criação”, contou, e entendeu que “essa poderia ser uma tarefa muito divertida, porque acho que a cultura infantil na igreja não tem humor”.
As Bíblias infantis integram a tradição das igrejas como base de ensinamento da fé cristã às crianças. Mas o foco mudou com o passar do tempo. Nos anos 50, as crianças aprendiam a pequena catequese, e nos anos 80 e 90 a mensagem “amiga das crianças” falava sobre ser gentil.
Hoje, disse o bispo em entrevista para a emissora STV, é importante que as crianças pensem por si mesmas sobre as histórias bíblicas. “Acho que as crianças precisam refletir suas vidas, mesmo em histórias difíceis”, afirmou o autor da nova Bíblia infantil. O livro traz histórias desde a Criação até o nascimento de Jesus, inseridas com hinos e orações.