Reformados suíços elegem pastora para a presidência da igreja

Foto: Reprodução Facebook/Rita Famos

Mais Lidos

  • A falácia da "Nova Guerra Fria" e o realismo de quem viu a Ásia por dentro: a geopolítica no chão de fábrica. Entrevista com Eden Pereira

    LER MAIS
  • De uma Igreja-mestra patriarcal para uma Igreja-aprendiz feminista. Artigo de Gabriel Vilardi

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

13 Novembro 2020

A pastora Rita Famos, 54 anos, foi eleita presidenta da Igreja Reformada da Suíça (EERS), para um mandato tampão de dois anos. Ela substituirá o pastor Gottfried Locher, que renunciou em maio após ser acusado de comportamento abusivo nas relações de trabalho.

A reportagem é de Edelberto Behs, jornalista. 

Em entrevista ao portal kath.ch Rita se declarou amiga do ecumenismo. “Se não queremos um gueto denominacional, somos dependentes do ecumenismo. Na escuta e no diálogo se abrem nosso mútuo entendimento e nossos horizontes”, disse.

A pastora estudou Teologia em Bern, Halle e Richmond, e especializou-se na área da clínica pastoral. Foi ordenada pastora em 1993 pela Igreja Evangélica Reformada do Cantão de Berna. Ao longo de 28 anos, ela exerceu o pastorado em Uster e em Zurique, chefiou o departamento de cuidado pastoral especial, e preside a Associação de Aconselhamento e Mediação de Casais da igreja do cantão. Casada com o prof. Dr. Cla Reto Famos, Rita é mãe de dois filhos adultos.

A Igreja Reformada da Suíça, sob este nome, é uma organização nova, constituída formalmente em 2020. Ela nasceu da união da Federação das Igrejas Protestantes Suíças, fundada em 1920, da Dieta Protestante e da Conferência da Igreja da Reforma Suíça, fundada em 1858. A EERS congrega, hoje, 24 igrejas cantonais, representando cerca de 2 milhões de protestantes.

Leia mais