Duas comemorações de oitocentos anos para os franciscanos. E talvez uma encíclica no dia de São Francisco

Mais Lidos

  • De Gaza à terra indígena Yanomami, os genocídios de nosso tempo. Destaques da Semana no IHU Cast

    LER MAIS
  • Boletim especial sobre as mulheres no mercado de trabalho

    LER MAIS
  • IHU Cast – Ya temí xoa. Genocídio e resistência Yanomami

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

01 Setembro 2020

Falando na apresentação da Carta de Intenções para as celebrações de dois oitocentos anos franciscanos, o bispo de Rieti Domenico Pompili antecipou a próxima publicação de uma encíclica do Papa.

A reportagem é de Andrea Gagliarducci, publicada por ACI Stampa, 31-08-2020. A tradução é de Luisa Rabolini.

Duas comemorações de oitocentos anos franciscanos a serem celebradas e, talvez (mas não há confirmações) uma encíclica. A Diocese de Rieti, Província de San Bonaventura dos Frades e os Municípios de Rieti e Greccio assinaram, em 26 de agosto, uma Carta de Intenções para preparar e coordenar as celebrações do octogésimo aniversário da Regra Bulada, escrita por São Francisco para Fonte Colombo e aprovada pelo Papa Honório II em 29 de novembro de 1293, e do Primeiro Presépio de Greccio, feito no Natal do mesmo ano. E foi durante a assinatura desta Carta de Intenções que o bispo Domenico Pompili de Rieti anunciou o próximo lançamento de uma nova encíclica papal.

"Em breve - disse o bispo - o próprio Papa publicará uma encíclica sobre o tema da Fraternidade Humana." Segundo o que vazou do Vaticano, a encíclica poderá ser assinada 4 de outubro, dia de São Francisco de Assis, e apresentada no dia 5 de outubro. Ligada ao dia de São Francisco, a encíclica selaria assim as celebrações franciscanas. A encíclica cairia também no ano em que se comemora o 800º aniversário dos primeiros mártires franciscanos, que perderam a vida durante a tentativa de evangelização do Marrocos. E também deve ser lembrado que a viagem do Papa Francisco ao Egito em 2017, que fez parte do caminho que levou à assinatura da Declaração sobre a Fraternidade Humana em Abu Dhabi em 2019, foi caracterizada pela memória do encontro de São Francisco e do sultão em Damietta em 1219.

São muitas as celebrações dos franciscanos de oitocentos anos que acontecerão ao longo deste ano até 2026, aniversário da morte de São Francisco: do octogésimo aniversário dos estigmas, que São Francisco recebeu em 1223, até a redação do Cântico das Criaturas em 1225 até sua morte na noite de 3 de outubro de 1226.

A assinatura da Carta de Intenções conduz, portanto, à Constituição do Comitê Greccio 2023. “A assinatura de hoje - disse o bispo Pompili - é o resultado de um adiamento forçado. Se não tivesse ocorrido a pandemia, a apresentação da Carta de Intenções deveria ter sido realizada em maio, por ocasião da XVIII Conferência Anual de Greccio”.

Padre Massimo Fusarelli, ministro da Província de San Bonaventura dos Frades Menores, também lembrou no evento como os dois centenários, inseridos na beleza de um ambiente natural, também sejam portadores de mensagens atuais, porque “falar de ecologia integral significa dirigir-se às pessoas de hoje, como Francisco, com a representação do presépio, quis tornar o Evangelho legível para o povo do seu tempo”.

A ecologia integral provavelmente também será um dos temas da possível próxima encíclica do Papa Francisco sobre a fraternidade humana, que segundo rumores se chamará “Somos todos irmãos”. É possível que o Papa faça um retrato do mundo depois do coronavírus com base na fraternidade humana e na solidariedade, aliás, temas centrais de seu último ciclo de catequese nas audiências gerais das quartas-feiras. Mas também terá que se ver como o Papa estruturará sua mensagem para a Assembleia Geral das Nações Unidas, que se realizará remotamente em 15 de setembro próximo.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Duas comemorações de oitocentos anos para os franciscanos. E talvez uma encíclica no dia de São Francisco - Instituto Humanitas Unisinos - IHU