30 Junho 2020
As mulheres compõem pouco mais da metade, 51%, das novas ordenações em 2019.
A reportagem é publicada por La Croix International, 29-06-2020. A tradução é de Isaque Gomes Correa.
A Igreja da Inglaterra teve mais ordenações ao diaconato feminino em 2019, sendo esta a primeira vez que elas superaram em número os homens neste ministério, de acordo com os dados divulgados recentemente.
Um total de 570 diáconas foram ordenadas em 2019. As mulheres compõem pouco mais da metade, ou 51%, das novas ordenações, informou a Igreja da Inglaterra.
Os diáconos constituem a primeira das três ordens do ministério ordenado. Embora todos os clérigos continuem como diáconos ao longo da vida, a maioria também dá continuidade à ordenação sacerdotal ao final do seu primeiro ano de ministério.
As estatísticas mostram que as mulheres compõem aproximadamente 32% dos 20 mil clérigos ativos do ano passado. Uma proporção crescente de postos importantes, como bispos, arquediáconos e reitores de catedrais, foram ocupados por elas, de 25%, em 2018, para 27%, no ano passado.
Segundo o relatório divulgado, “as mulheres foram maioria no começo da formação para o ministério ordenado pelo terceiro ano consecutivo, com números iguais entre eles e elas nas formações visando ocupar postos oficiais – como os de reitor ou vigário – nos últimos dois anos”.
Atualmente, apenas 25% dos postos incumbentes como estes estão ocupados por mulheres.
“As mulheres são, hoje, uma presença grandemente visível entre o clero na Igreja da Inglaterra – graças a Deus. No entanto, ainda existem outros grupos sub-representados cujas vocações à ordenação estão sendo deixadas de lado”, disse Libby Lane, bispa de Derby, que fora consagrada como a primeira bispa na Igreja da Inglaterra em 2015.
“Eu oro para que as lições aprendidas possam fazer a diferença para aqueles postos que ainda não são reconhecidos, para que o clero da Igreja da Inglaterra, em todos os níveis, reflita melhor a diversidade gloriosa do nosso país”, disse ela.
“O ano passado marcou 25º ano desde que fui ordenada ao sacerdócio. Há mais de 25 anos homens e mulheres estão sendo escolhidos, formados, ordenados e nomeados para servir na Igreja da Inglaterra”, completou a bispa.
[1] Veja aqui, em inglês, uma reportagem sobre os dados mais recentes.