O Vaticano também se torna livre de plásticos: fim da venda de descartáveis

Resíduos nas ruas de Roma | Foto: Largo Arenula

Mais Lidos

  • Lula, sua última eleição e seus demônios. Artigo de Antonio Martins

    LER MAIS
  • Vozes de Emaús: Movimento Fé e Política faz história. Artigo de Frei Betto e Claudio Ribeiro

    LER MAIS
  • Parte do Sul Global, incluindo o Brasil, defende que países desenvolvidos abandonem os combustíveis fósseis primeiro. Para Martí Orta, não há espaço para ritmos nacionais distintos na eliminação de petróleo, gás e carvão. O pesquisador afirma que a abertura de novos projetos de exploração ignora os limites definidos pela ciência

    Cancelar contratos fósseis. Não ‘há tempo’ para transição em diferentes velocidades. Entrevista com Martí Orta

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

16 Julho 2019

O Estado Pontifício atingiu um alto grau de reciclagem: 55% dos resíduos são separados, com o objetivo de atingir 70-75% em três anos.

A reportagem é publicada por TG Com 24, 15-07-2019. A tradução é de Luisa Rabolini

Apesar de ser um dos menores estados do mundo, o Vaticano também está enveredando no caminho da redução do consumo de plástico e está se preparando, até o final ano, a se tornar completamente livre de plástico. A cidade leonina, de fato, decidiu parar a venda de plástico descartável. Além disso, o Estado Pontifício alcançou um alto grau de reciclagem: 55% dos resíduos são separados, com o objetivo de atingir 70-75% em três anos.

Quanto aos resíduos especiais, explica Rafael Ignacio Tornini, responsável pelo serviço de jardinagem e limpeza urbana, "em 2016 foi criada uma ilha ecológica que agora chamamos de ecocentro, em 2018 foi reforçada com obras de restruturação. Agora estamos aptos a gerir cerca de 85 códigos Cer, que são os códigos europeus de resíduos. Nestes primeiros seis meses chegamos a 2% de material indiferenciado, portanto, a 98% diferenciado. O objetivo é atingir em 2020 o ponto 0, de maneira a fechar um círculo completamente virtuoso".

Quanto aos resíduos urbanos, "em 2016 começamos com a separação de 35%, até chegar hoje a diferenciar 55%. Em três anos ganhamos cerca de 20 pontos, nossa meta é nos próximos dois, três anos alcançar 70-75% da diferenciação dos resíduos".

No Vaticano, a coleta ocorre em containers, pouco porta a porta, há cinco meses começou o orgânico e foram iniciadas cadeias de economia circular. Com a coleta do orgânico e grande parte dos cortes de poda (400 toneladas de poda e corte de grama), se prepara adubo em composteiras. "Trabalhamos para colocar no mercado a menor quantidade possível de resíduos - assegura Tornini - o que descartamos tentamos reutilizá-lo no jardim como fertilizante de boa qualidade, aqui ou em Castel Gandolfo. O descarte ocorre depois na Itália, mas de maneira ordenada ou a mais ordenada possível ".

 

Leia mais