06 Abril 2019
Durante estes meses, La Salle está em celebração e contará com diversos eventos, tanto festivos como religiosos, com os quais será comemorado o Tricentenário. O ano do Tricentenário deseja recordar, além do fundador, a atualidade do carisma e da identidade lassalistas, que marcaram a missão dos Irmãos das Escolas Cristãs e dos que fazem parte da família lassalista.
A reportagem é publicada por Religión Digital, 05-04-2019. A tradução é do Cepat.
La Salle está em celebração em razão do Tricentenário da morte de São João Batista de La Salle, fundador dos Irmãos das Escolas Cristãs (La Salle), com destaque especial, entre as datas de atividades previstas no calendário, para o dia 7 de abril, quando se comemora o dia em que João Batista de La Salle faleceu, em 1719, na cidade francesa de Rouen, e proximamente o dia 30 do mesmo mês, quando ele nasceu em Reims.
Com diferentes eventos e atividades nas obras educativas e fora delas, tanto festivas como religiosas, a grande família lassalista lembra não apenas a figura e a vida de São João Batista de La Salle, mas também seu carisma e seu legado, bem como sua marca em todos aqueles que durante estes três séculos se juntaram a sua missão de "juntos" fazê-la crescer, superando dificuldades e barreiras no tempo e no espaço.
A instituição deseja que este aniversário seja uma verdadeira oportunidade para aumentar tanto a viabilidade, quanto a vitalidade da missão educacional, olhando para além, tentando prolongar o legado por pelo menos outros 300 anos.
Por isso, sob o lema "Um coração, um compromisso, uma vida", com o objetivo de manifestar a unidade global de La Salle e a fortalecer para trabalhar por um mundo melhor, sem esquecer a necessidade de continuar prestando um serviço aos mais vulneráveis, esta data é um lembrete do que deve ser todos os dias.
A missão de La Salle continua sendo a de olhar para a realidade, se deixando impressionar e trabalhar para dar, desde a educação, as melhores respostas àqueles que mais precisam em qualquer lugar do mundo, tentando construir uma sociedade mais justa e solidária, se adaptando às diferentes realidades dos lugares de onde vêm a responsabilidade, a criatividade, a justiça, a coexistência, a interioridade e a transcendência.
La Salle é uma instituição estabelecida em quase cem países, que se dedica à educação baseada em valores humanos e cristãos. Entre seus objetivos está o de melhorar o desenvolvimento de capacidades para que cheguem a serem pessoas autônomas, competentes, criativas e envolvidas na construção de uma sociedade mais justa e solidária.
Como instituição, está aberta ao entorno e atenta às demandas e necessidades do mundo educacional, trabalhista e empresarial, bem como comprometida com a realização de seu projeto como comunidade educativa. Para isso, conta com uma equipe de profissionais competentes e focados na melhora contínua e na inovação.
Os centros La Salle recebem o seu nome de São João Batista de La Salle que, em fins do século XVII, se juntou a alguns professores para manter escolas dedicadas às crianças pobres. Com eles, fundou o Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs.
João Batista e esses professores, vivendo e refletindo juntos, passaram a compartilhar o mesmo espírito que preenchia de sentido sua tarefa educacional. Esses professores se tornaram Irmãos, pessoas que se consagram a Deus em comunidade e se comprometem a viver juntos e por associação ao serviço educativo dos pobres.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
"Um coração, um compromisso, uma vida". 300 anos da morte de São João Batista de La Salle - Instituto Humanitas Unisinos - IHU