EUA e os abusos. Sete dias de retiro para bispos com o padre Cantalamessa

Raniero Cantalamessa | Foto: Cappuccini

Mais Lidos

  • Alessandra Korap (1985), mais conhecida como Alessandra Munduruku, a mais influente ativista indígena do Brasil, reclama da falta de disposição do presidente brasileiro Lula da Silva em ouvir.

    “O avanço do capitalismo está nos matando”. Entrevista com Alessandra Munduruku, liderança indígena por trás dos protestos na COP30

    LER MAIS
  • Dilexi Te: a crise da autorreferencialidade da Igreja e a opção pelos pobres. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

24 Outubro 2018

A convite do Papa Francisco, a Conferência Episcopal anunciou a Semana de oração e reflexão de 2 a 8 de janeiro, em Chicago. O pregador da Casa Pontifícia orientará o retiro.

A reportagem é de Andrea Tornielli, publicada por Vatican Insider, 23-10-2018. A tradução é de Graziela Wolfart.

Sete dias de oração e reflexão, de 2 a 8 de janeiro de 2019, guiados pelo pregador da Casa Pontifícia, o frei capuchinho Raniero Cantalamessa. É um retiro espiritual, a convite do Papa Francisco, ao qual foram chamados todos os pastores dos Estados Unidos, devido à crise que vive a Igreja estadunidense pelos escândalos dos abusos sexuais de menores.

A notícia foi comunicada hoje ao meio-dia em Washington (seis da tarde em Roma) pela Presidência do episcopado estadunidense. “A convite do Papa Francisco, os bispos dos Estados Unidos – afirma o comunicado – se reunirão para um retiro espiritual que acontecerá no Seminário Mundelein da arquidiocese de Chicago. Os bispos se reunirão em oração e unidade por sete dias, de 2 a 8 de janeiro, como irmãos no episcopado”.

“O Papa gentilmente ofereceu o pregador da Casa Pontifícia, o padre Raniero Cantalamessa O.F.M., para o serviço de diretor do retiro – indicou o cardeal Daniel Di Nardo, arcebispo de Galveston-Houston e presidente da Conferência Episcopal dos Estados Unidos – e por isto lhe sou grato. Agradeço também ao cardeal Blase Cupich por seu gentil oferecimento para utilizar o campus do Seminário Mundelein como local para este retiro”.

O anúncio chegou depois do encontro entre o cardeal Di Nardo e o Papa no início deste mês. “O retiro acontecerá enquanto os bispos estadunidenses continuam com seu esforço para enfrentar a atual crise dos abusos sexuais. Em setembro deste ano, o Comitê administrativo da Conferência Episcopal anunciou um plano de ação que inclui um mecanismo de denúncia por parte de terceiros, normas de conduta para os bispos e protocolos para os bispos que renunciam ou são suspensos por causa dos abusos”.

Leia mais