• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

A teologia latino-americana atravessa o muro. Entrevista com o teólogo argentino Juan Carlos Scannone

Mais Lidos

  • “O Brasil é uma sociedade onde sentimos muito amor ao Cristo. Mas como continuar juntos, em uma sociedade com muitos contrastes? Como fazer com que seja possível viver algo de modo mais igual?”, questiona o prior de Taizé em primeira visita ao Brasil

    “O profetismo não é denunciar as coisas, mas viver e abrir caminhos de esperança”. Entrevista especial com irmão Matthew, prior de Taizé

    LER MAIS
  • Eichmann em Gaza. Artigo de Castor Mari Martín Bartolomé Ruiz

    LER MAIS
  • Psicanalista revela florescimento da psicanálise brasileira no regime ditatorial. Para ele, “Ainda Estou Aqui” é exemplar no reparo psíquico e na construção de um regime de sensibilidades mais complexo da ditadura. No divã, mostra que existe uma luta de classe histórica nesta área e critica a atual medicalização do sofrimento

    “Vivemos um novo 'boom' da psicanálise, o anterior foi na ditadura militar”. Entrevista especial com Rafael Alves Lima

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 6º Domingo da Páscoa – Ano C – O Espírito Santo vos recordará tudo o que eu vos tenho dito

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

03 Fevereiro 2017

Dentro de poucos dias, cerca de quarenta teólogos provenientes da América Latina e Espanha se reunirão com um grupo de estadunidenses no prestigioso Boston College, de Massachusetts, para protagonizar o Primeiro Encontro Ibero-americano de Teologia. Serão cinco dias de diálogos e exposições, reflexões e conferências com o propósito fundamental de atualizar os avanços produzidos na teologia em língua espanhola da América do Sul e do Norte, “em tempos do Papa Francisco”, segundo especifica o programa.

A delimitação temporal é significativa e aparece nos títulos das principais exposições, que começarão com “Crise do cristianismo em um mundo globalizado e em uma Igreja fraturada” e “Igreja e reforma”, seguindo a linha que se planeja nos documentos de Aparecida e Evangelii Gaudium. Também será abordada “A contribuição da Teologia do Povo ou teologia da cultura” à teologia universal, como se denomina a corrente de pensamento teológico “frequentada” por Bergoglio durante seus anos na Argentina. Seguirão em ordem de tempo outros dois temas relevantes no momento histórico atual: “O discernimento sociopolítico e a geopolítica pastoral de Francisco” e “Os povos pobres diante do drama da desigualdade e a exclusão”. O encontro será encerrado com trabalhos sobre “A evangelização na perspectiva profética e libertadora frente ao desafio da interculturalidade”.

Os promotores do encontro de Boston observam que a teologia latino-americana, condensada em torno aos pontos enunciados, teve um papel relevante no processo de renovação eclesial que o pontificado de Francisco leva adiante e deixou no próprio Papa argentino “uma impressão sociocultural que influencia em seus escritos e seus gestos”. Torna-se também obrigatória a referência a Aparecida e à mudança de época que os trabalhos da Conferência em terra brasileira destacam, onde já se anuncia o programa reformador do pontificado que começaria poucos anos depois.

Outro elemento importante será a presença do representante papal, o arcebispo de Mérida, Baltazar Porras Cardozo, um dos últimos cardeais criados pelo Papa Francisco para premiar o país mais atormentado do continente americano.

Na primeira fila do encontro de Boston estará o sacerdote argentino Juan Carlos Scannone, jesuíta de 86 anos e ex-professor do Papa Francisco. Com efeito, em 1957, o professor Scannone ensinava grego e literatura no seminário de Vila Devoto, onde Jorge Mario Bergoglio deu seus primeiros passos a caminho do sacerdócio. Scannone é considerado o maior expoente vivo dessa Teologia do Povo, cujas principais figuras foram Lucio Gera, Gerardo Farrel e o uruguaio Methol Ferré.

A entrevista é de Alver Metalli, publicada por Vatican Insider, 01-02-2016. A tradução é do Cepat.

Eis a entrevista.

Uma teologia que ocupará um lugar relevante nas jornadas do Boston College, padre Scannone...

Não poderia ser de outra maneira, considerando que se fala da contribuição da teologia latino-americana...

Como definiria, em poucas palavras, a contribuição da Teologia do povo?

Prefiro remeter a um artigo que escrevi, em 1982, a pedido do padre Neufeld, da Gregoriana, para o livro “Problemas e perspectivas da ideologia dogmática”. Esta minha contribuição foi publicada em italiano, inicialmente, e depois traduzida para o alemão e o espanhol. No artigo, distinguia quatro correntes e uma delas era a que hoje se denomina Teologia do Povo. Nessa época, eu representava uma das correntes da Teologia da Libertação. Dois anos depois, em 1984, a Congregação para a Doutrina da Fé apresentou o primeiro documento sobre alguns aspectos da Teologia da Libertação, a Libertatis nuntius. Antonio Quarracino, que depois será arcebispo de Buenos Aires e que naquele momento era secretário geral do CELAM, confirmou a existência destas quatro correntes. Portanto, pode-se dizer que foram reconhecidas como linhas dentro da Teologia da Libertação. Gustavo Gutiérrez confirma, de maneira explícita, que é uma corrente com características próprias.

Em que consiste a característica mais destacada?

No fato de que não são utilizados nem o método, nem as categorias da análise marxista da realidade, mas que, sem negar a raiz social, prefere-se uma análise histórico-cultural. Na Teologia do Povo o aspecto histórico-cultural toma a dianteira sem subestimar a importância do histórico-político.

Como no caso da religiosidade popular...

Sem dúvida, a religiosidade popular é fortemente valorizada pela Teologia do Povo e, inclusive, chega-se a falar de “espiritualidade e mística popular”. O Papa Francisco, na Evangelii Gaudium, dá muita relevância ao tema da espiritualidade popular e o trata duas vezes, em razão da importância que reveste a inculturação na cultura latino-americana. A cultura popular evangeliza a si mesma e vai evangelizando as gerações seguintes.

O título do encontro no Boston College é extenso: “O presente e o futuro da teologia ibero-americana inculturada...”. O que significa?

O simpósio de Boston buscará compreender e avaliar o presente da teologia ibero-americana inculturada e os desafios para o futuro “em tempos de globalização, interculturalidade e exclusão”, como diz a segunda parte do título, na continuação do que você cita.

Três palavras que são repetidas, frequentemente, pela boca dos teólogos latino-americanos, quase uma marca de fábrica desta teologia...

Diria que são palavras que caracterizam a época atual, antes que jargão dos teólogos latino-americanos. Por um lado, estamos em vias de uma mundialização cada vez maior, e não só da economia, mas de todas as dimensões sociais. Por outro, como a globalização ocorreu segundo uma ideologia neoliberal, a consequência foi a exclusão dos povos pobres e dos pobres dos povos, pela crise estrutural das três “t” citados pelo Papa: terra, teto e trabalho. Uma resposta importante a essa situação – na linha de uma globalização alternativa –  está se dando no diálogo intercultural, que desafia as teologias inculturadas.

Por que um congresso deste tipo, precisamente em Boston e exatamente neste momento?

Porque queríamos intensificar o diálogo entre a teologia latino-americana e a teologia de matriz hispânica nos Estados Unidos, que encarnaram sua reflexão teológica na própria cultura sem, por isso, perder a dimensão universal tanto da fé como da teologia, cuja universalidade é situada e analógica.

O programa do encontro de Boston anuncia que se tentará identificar “o rumo da Igreja em tempos do Papa Francisco”. Para onde o leme do navio aponta?

O Papa Francisco, hoje, está liderando uma mudança evangelicamente radical na Igreja e na sociedade mundial, com fidelidade criativa em relação ao Vaticano II e aos Papas, desde o Concílio. A teologia ibero-americana deve acompanhar esse novo rumo, que se destaca pela misericórdia, a conversão pastoral e missionária, a opção por uma Igreja pobre, para e dos pobres, e o discernimento dos sinais dos tempos.

Como imagina o futuro da Igreja sem Francisco ou depois de Francisco?

Tenho a impressão que muitos dos passos dados por Francisco a respeito da reforma e as reformas na Igreja são irreversíveis. Além disso, confio na Divina Providência em relação à eleição de seu sucessor, que – espero – poderá seguir com fidelidade criativa a tarefa de uma Igreja semper reformanda e a serviço de uma humanidade no caminho da globalização, para que esta seja mais igual, justa e solidária.

Leia mais

  • Encontro Ibero-americano de Teologia. “Um dos objetivos do encontro é apoiar o processo de mudanças do Papa”
  • A voz popular. A teologia do Papa Francisco começa com a fé do povo
  • Teólogo argentino, conclui "A teologia do Povo e a Cultura: raízes teológicas do Papa Francisco"
  • Francisco e a Teologia do Povo
  • O Papa Francisco e a Teologia do Povo. Entrevista especial com Juan Carlos Scannone
  • ''A teologia do povo na Argentina: tudo começou em Petrópolis''
  • Papa Francisco: populista ou Teologia do Povo?
  • Impacto do Concílio Vaticano II e da Teologia Latino-Americana na América Central
  • Periferia e fronteiras, intuição mais forte da teologia da libertação. Entrevista com Arturo Sosa
  • O futuro da Teologia da Libertação
  • Gustavo Gutiérrez avalia atualidade da Teologia da Libertação e o papado de Francisco
  • “A Teologia da Libertação é uma carta de amor a Deus, à Igreja e ao povo”, afirma Gustavo Gutiérrez

Notícias relacionadas

  • Bergoglio renuncia como arcebispo de Buenos Aires

    Neste sábado, o cardeal de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio (foto), ultrapassa a idade canônica de 75 anos, disposta pela Igr[...]

    LER MAIS
  • El Papa: “Cuando predico debo ver a los ojos”

    LER MAIS
  • “A teologia do povo na Argentina: tudo começou em Petrópolis”. Artigo de Juan Carlos Scannone

    LER MAIS
  • Católicos e esquerda radical, uma convergência de lutas? Artigo de Gaël Brustier

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados