16 Novembro 2016
A Tenda dos Povos do Cerrado, que tem como tema “Cuidando da Casa Comum”, reunirá, na Praça Universitária, região Central de Goiânia (GO), cerca de 500 pessoas vindas de todos os cantos do estado. Realizado pela Comissão Pastoral da Terra de Goiás (CPT-GO), o evento acontece entre os dias 16 e 18 de novembro.
A reportagem é publicado por Comissão Pastoral da Terra - CPT, 11-11-2016.
“A importância desse evento é exatamente trazer os povos do Cerrado – do campo e das cidades – para discutirem esse bioma e a questão da água, pois o Cerrado, onde nasce a maioria dos rios brasileiros, está passando por um grave momento”, destaca Romerson Alves, coordenador da CPT Goiás.
O evento tem como objetivo fortalecer e dar visibilidade às experiências dos povos e comunidades do Cerrado, como representantes da sociobiodiversidade, conhecedores e guardiões do patrimônio ecológico e cultural deste bioma. Através do evento, busca-se também o intercâmbio entre as comunidades, criando espaços de debate, formação e práticas em defesa do Cerrado.
Para o coordenador da CPT, o diferencial da Tenda é reunir os povos do Cerrado para debaterem os problemas que vivenciam e, juntos, proporem soluções. “Creio que, a partir disso, poderemos sair do encontro com medidas viáveis para a preservação do Cerrado e das águas”, afirma Romerson.
Nesses três dias de evento, acontecerão plenárias, audiência pública, e oficinas práticas, tais como: uso de plantas medicinais, práticas agroecológicas, alimentação saudável, recuperação de nascentes, e outras. Além disso, a Praça Universitária receberá uma feira com diversos produtos do Cerrado.
E na manhã do último dia de Tenda, na sexta-feira, 18, os participantes farão uma caminhada em defesa do Cerrado. O destino será a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), onde será entregue um documento com diversas reivindicações, como a ampliação da área do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e aprovação da PEC 504/2010, que reconhece os biomas Cerrado e Caatinga como Patrimônio Nacional. Na Alego, para receber essas pautas, estarão presentes o deputado federal Rubens Otoni (PT-GO), deputado estadual Mané de Oliveira (PSDB), deputada estadual Isaura Lemos (PC do B), entre outros.
O evento conta com parceria da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Cajueiro, Gwatá – Núcleo de Agroecologia da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Rede Grita Cerrado, Central Única dos Trabalhadores (CUT-GO), Sindsaúde, Pastoral da Juventude Rural (PJR-GO), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST-GO), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Goiás (Fetaeg), Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf-GO), Centro de Estudos Bíblicos (Cebi-GO), Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB-GO), e Comunidades Eclesiais de Base (Cebs).
Em preparação para a Tenda dos Povos do Cerrado, nos meses de setembro e outubro foram realizados seminários sobre o evento nas cidades de Orizona, Cidade de Goiás, Iporá, Terezinha de Goiás, Formosa, Alvorada do Norte, Catalão, Ipameri, Uruaçu, Formoso, Rio Verde, Jataí, e Região Metropolitana de Goiânia.
Veja também