21 Agosto 2015
O candidato republicano à presidência Donald Trump disse que o Papa Francisco “parece um cara muito bom”, mas se o líder religioso começasse a falar-lhe sobre os males do capitalismo, o candidato – empresário bilionário – responderia que o grupo terrorista Estado Islâmico “quer pegá-lo”.
O texto é de David Sherfinski, publicado pelo The Washington Times, 20-08-2015. A tradução é de Isaque Gomes Correa.
“Bem, eu sou protestante. Mas tenho um grande respeito pelo papa. Eu gosto dele. Eu realmente gosto dele – ele está ficando um tanto político, não há dúvida. Mesmo assim eu gosto dele. Ele parece um cara muito bom”, disse Trump a Chris Cuomo, da CNN, quando perguntado se gostaria de se encontrar com o papa, que está vindo aos EUA no próximo mês.
Cuomo perguntou o que o político diria se um tradutor falasse a ele: “‘O papa acredita que o capitalismo pode ser uma verdadeira avenida para a ganância. Pode mesmo ser tóxico e corrupto. E ele está apontando o dedo a você ao falar estas coisas’. O que o senhor diria em resposta ao papa?”
“Eu diria: O Estado Islâmico quer pegá-lo”, respondeu Trump. “O senhor sabe que este grupo quer ir a Roma e assumir o poder no Vaticano? O senhor ouviu isso? O senhor sabe que um dos sonhos deles é ir para a Itália, sabe disso, não sabe?”
“Terei de assustar o papa, porque é a única coisa…”, disse.
“Olha, o papa, espero eu, somente se assusta com Deus (...) mas a verdade é: se vermos o que está acontecendo, o melhor que eles farão é esperar que o capitalismo dê certo, porque é a única coisa temos neste momento”, completou. “E ele é algo muito bom quando funciona de maneira certa. Em nosso país, ele vem dando certo”.
“Com tantas coisas que vêm acontecendo ultimamente, nós não estamos sendo tão competitivos como costumávamos ser”, disse Trump. “Precisamos abrir o nosso país aos grandes capitalistas. Aliás, eu, particularmente, não creio que o papa se oponha ao capitalismo. Tenho visto muitas das coisas a que ele tem mostrado oposição. E não acho que ele tem se oposto ao capitalismo”.