''Renovando a face da Terra'': o jejum agradável ao Senhor

Mais Lidos

  • "A ideologia da vergonha e o clero do Brasil": uma conversa com William Castilho Pereira

    LER MAIS
  • O “non expedit” de Francisco: a prisão do “mito” e a vingança da história. Artigo de Thiago Gama

    LER MAIS
  • A luta por território, principal bandeira dos povos indígenas na COP30, é a estratégia mais eficaz para a mitigação da crise ambiental, afirma o entrevistado

    COP30. Dois projetos em disputa: o da floresta que sustenta ou do capital que devora. Entrevista especial com Milton Felipe Pinheiro

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

23 Fevereiro 2015

Em preparação para a Páscoa, os jesuítas da rede Ignatian Solidarity Network (ISN) estão oferecendo uma série de reflexões quaresmais em torno do tema Renewing the face of the Earth (Renovando a face da Terra).

Veja abaixo, na sessão "Para ler mais", as outras partes dessa série.

Autores de todo o mundo oferecem breves reflexões a partir de suas experiências de cuidado da criação e das leituras do dia. Essas reflexões diárias examinam a nossa fé e o modo como praticamos o cuidado ambiental.

A Ignatian Solidarity Network (ISN) é uma rede de justiça social que reúne universidades, colégios, paróquias, junto com diversas outras instituições católicas e parceiros seculares. Fundada em 2004, a rede se inspira na espiritualidade de Santo Inácio de Loyola.

A reflexão de hoje foi escrita por Kathy O'Keefe, professora de Teologia da Creighton Preparatory School, onde ela também leciona Religiões do Mundo e Doutrina Social da Igreja. Ela e seu marido são membros da comunidade de Omaha, Nebraska, dos Inacianos Associados e são pais de quatro filhos. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Eis o texto.

Na primeira leitura dessa sexta-feira, Isaías critica a superficialidade das pessoas do seu tempo, que dizem que estão seguindo os caminhos de Deus, mas, ao invés, discutem e buscam os seus próprios interesses.

Elas não sabem como estão equivocadas. O profeta lhes diz que não é isso que Deus deseja.

Isso me lembra um pouco dos Estados Unidos nos últimos anos. Disputas partidárias são a norma, e lideranças reais parecem escassas. Para aqueles que se importam profundamente com a nossa terra e com todos os seus habitantes, podemos nos unir com o chamado a levantar a nossa voz como uma trombeta para dizer à sociedade a sua falta de visão e até mesmo a sua maldade.

Mas eu encontro no Salmo 51 um lembrete a todos nós de que é um coração humilde e contrito que nos aproxima ao Senhor. Eu também sou culpada pelo egoísmo e preciso de cura. Eu também sou desafiada a crescer em solidariedade com todas as pessoas ao redor do globo, assim como com tudo aquilo que Deus criou.

Questões para reflexão:

  • Que forma o jejum assume na sua vida?
  • Nesta Quaresma, como você se sente convidado a uma maior ação com os oprimidos, os famintos, os desabrigados, aqueles que experimentam os efeitos devastadores das mudanças climáticas etc.?