23 Fevereiro 2015
Em preparação para a Páscoa, os jesuítas da rede Ignatian Solidarity Network (ISN) estão oferecendo uma série de reflexões quaresmais em torno do tema Renewing the face of the Earth (Renovando a face da Terra).
Veja abaixo, na sessão "Para ler mais", as outras partes dessa série.
Autores de todo o mundo oferecem breves reflexões a partir de suas experiências de cuidado da criação e das leituras do dia. Essas reflexões diárias examinam a nossa fé e o modo como praticamos o cuidado ambiental.
A Ignatian Solidarity Network (ISN) é uma rede de justiça social que reúne universidades, colégios, paróquias, junto com diversas outras instituições católicas e parceiros seculares. Fundada em 2004, a rede se inspira na espiritualidade de Santo Inácio de Loyola.
A reflexão de hoje foi escrita por Kathy O'Keefe, professora de Teologia da Creighton Preparatory School, onde ela também leciona Religiões do Mundo e Doutrina Social da Igreja. Ela e seu marido são membros da comunidade de Omaha, Nebraska, dos Inacianos Associados e são pais de quatro filhos. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
Eis o texto.
Na primeira leitura dessa sexta-feira, Isaías critica a superficialidade das pessoas do seu tempo, que dizem que estão seguindo os caminhos de Deus, mas, ao invés, discutem e buscam os seus próprios interesses.
Elas não sabem como estão equivocadas. O profeta lhes diz que não é isso que Deus deseja.
Isso me lembra um pouco dos Estados Unidos nos últimos anos. Disputas partidárias são a norma, e lideranças reais parecem escassas. Para aqueles que se importam profundamente com a nossa terra e com todos os seus habitantes, podemos nos unir com o chamado a levantar a nossa voz como uma trombeta para dizer à sociedade a sua falta de visão e até mesmo a sua maldade.
Mas eu encontro no Salmo 51 um lembrete a todos nós de que é um coração humilde e contrito que nos aproxima ao Senhor. Eu também sou culpada pelo egoísmo e preciso de cura. Eu também sou desafiada a crescer em solidariedade com todas as pessoas ao redor do globo, assim como com tudo aquilo que Deus criou.
Questões para reflexão: