19 Fevereiro 2015
Reconhecidos “mártires” pela Congregação das Causas dos Santos no mesmo dia de Romero, três de fevereiro passado, ambos – os peruanos e o salvadorenho – colocados na corrida preferencial para os altares sem a necessidade de comprovar milagres, Micha Tomaszek e Zbigniew Strzalkowski, os dos frades franciscanos polacos, trucidados no Perú aos nove de agosto de 1991 pelos guerrilheiros do Sendero Luminoso, serão feitos beatos no dia 05 de de dezembro deste ano, primeira semana do Advento.
A reportagem é de Alver Metalli, publicada por Terre d’America, 17-02-2015.
Com o mesmo rito subirá aos altares também o sacerdote bergamasco dom Alessandro Dordi, morto numa emboscada aos 25 do mesmo mês ao longo do Rio Santa, em território peruano. A data foi fixada pela Santa Sé e comunicada à diocese de Chimbote.
Luis Armando Bambarén Gastelumendi, bispo emérito da diocese peruana, jesuíta como o Papa Francisco, promoveu a abertura da causa desde 1995. A mesma se conclui vinte anos depois.
É mais longa aquela de Romero, assassinado há 35 anos pelos esquadrões da morte em Salvador. A nota vaticana relativa aos “mártires do Sendero Luminoso” e ao rito que conclui a fase da beatificação faz pensar que seja iminente também o anúncio da data para a cerimônia de beatificação de Romero.