Por: Jonas | 21 Novembro 2013
Os ares de Roma sopraram, dez anos depois, na Casa da Igreja. Veio a surpresa, e José María Gil Tamayo (na foto, à direita do Papa) substituirá Juan Antonio Martínez Camino como secretário geral da Conferência Episcopal Espanhola (CEE).
Fonte: http://goo.gl/wclWT3 |
A reportagem é de Jesús Bastante, publicada por Religión Digital, 20-11-2013. A tradução é do Cepat.
Segundo acaba de comunicar a Sala de Imprensa da CEE, Gil Tamayo foi eleito por uma maioria, na Assembleia Plenária desta manhã, embora à noite já tivesse sido parabenizado ao término de uma Comissão Permanente que apostou decididamente pela reforma frente ao candidato proposto pelo presidente Antonio María Rouco Varela, que não era outro senão César Franco, e diante do candidato mais reformador entre os bispos, Ginés García Beltrán.
José María Gil Tamayo nasceu, há 52 anos, em Zalamea de la Serena (Badajoz) e pertence, desde sua ordenação em 1980, ao clero da Arquidiocese de Mérida-Badajoz, em cujo seminário realizou os estudos sacerdotais, licenciando-se, posteriormente, em Estudos Eclesiásticos, na Faculdade de Teologia da Universidade de Navarra.
Após desenvolver, durante nove anos, seu trabalho sacerdotal em paróquias rurais da comarca de La Serena e na pastoral da educação com jovens, licenciou-se em Ciências da Informação, na Universidade de Navarra. Em 1992, tornou-se responsável pela direção da delegação de Meios de Comunicação e do Escritório de Informação de sua diocese, colocando em marcha o semanário diocesano “Iglesia en camino”, do qual foi diretor até o ano de 2005.
Também participou ativamente da efetivação da emissora Popular TV de Badajoz, compatibilizando este trabalho com o de capelão do Colégio Sagrada Família de Badajoz.
É professor da pós-graduação em Comunicação da Universidade Pontifícia de Salamanca e professor visitante da Universidade Católica de El Salvador. Também é membro dos conselhos de administração da Rede COPE e da Popular TV, conciliário da União Católica de Comunicadores e Jornalistas da Espanha (UCIP-E), cônego da Catedral Metropolitana de Badajoz, além de colaborador habitual do programa “La Linterna” da Igreja na Rede COPE e, desde o último verão, pároco da Igreja São João Batista de Badajoz.
No último mês de fevereiro, foi chamado pelo diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, o padre Federico Lombardi, para assumir o cargo de porta-voz para os meios de comunicação em língua espanhola, durante o período compreendido entre a renúncia do Santo Padre Bento XVI e a proclamação de Francisco como Pontífice.
Além disso, é ex-diretor do Secretariado da Comissão Episcopal de Meios de Comunicação da Conferência Episcopal Espanhola e consultor do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
José María Gil Tamayo, o novo secretário geral da Conferência Episcopal Espanhola - Instituto Humanitas Unisinos - IHU