Papa encontra Jalics

Mais Lidos

  • Escravidão moderna, trabalhadores desprotegidos e precarização universalizada. Entrevista com Reginaldo Ghiraldelli

    LER MAIS
  • Médico defende cuidados paliativos no fim da vida e amenização total da dor em pacientes terminais. “O alívio deve ser na dor total: física, espiritual e emocional”, diz

    Cuidados paliativos: 86% das pessoas que precisam de auxílio no fim da vida são abandonadas. Entrevista especial com Angelo Atalla

    LER MAIS
  • O triunfo do infame. Artigo de Jorge Zepeda Patterson

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

05 Outubro 2013

É um encontro de forte significado. Aconteceu nesta manhã de sábado, 05-10-2013, no Vaticano, o encontro do Papa Francisco com o padre Franz Jalics, o jesuíta de origem húngara, hoje com 86 anos de idade, que, em 1976, na Argentina, foi sequestrado pelo regime militar juntamente com Orlando Yorio, também, então, jesuíta, torturado e preso por cinco meses. Um caso que, nos anos recentes, atraiu a atenção sobre Jorge Mario Bergoglio que na época era o superior provincial dos jesuítas na Argentina. Bergoglio era acusado de ter sido conivente com o sequestro dos dois padres jesuítas.

A informação é de Giacomo Galeazzi e publicada no seu blog, Oltretevere, 05-10-2013.

Os dois deixaram a Companhia de Jesus. Jalics, no entanto, voltou. Yorio, já falecido, não quis voltar.

Nos últimos meses, padre Jalics, defendeu Bergoglio. No sítio jesuiten.org, o religioso, que hoje vive na Alemanha, afirmou no dia 21 de março de ter acreditado que fora vítima de uma delação, mas que no fim dos anos 1990 se convenceu que isto não houve.

O encontro entre os dois, às 12h, hoje, no Vaticano, é anunciado pela Sala de Imprensa da Santa Sé.