Uma Cúria reformada a serviço das Igrejas locais

Mais Lidos

  • O economista Branko Milanovic é um dos críticos mais incisivos da desigualdade global. Ele conversou com Jacobin sobre como o declínio da globalização neoliberal está exacerbando suas tendências mais destrutivas

    “Quando o neoliberalismo entra em colapso, destrói mais ainda”. Entrevista com Branko Milanovic

    LER MAIS
  • Abin aponta Terceiro Comando Puro, facção com símbolos evangélicos, como terceira força do crime no país

    LER MAIS
  • A farsa democrática. Artigo de Frei Betto

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

23 Agosto 2013

"O Santo Padre nos nomeou e teremos a primeira reunião em outubro próximo. Agora, há um contato regular entre nós oito, assim, nos conhecemos melhor", afirma o cardeal Giuseppe Bertello, presidente do Governatorado vaticano, além de único italiano dos oito purpurados nomeados por Jorge Mario Bergoglio para reformar a Cúria Romana.

A reportagem foi publicada no sítio Vatican Insider, 21-08-2013. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

"Atualmente - afirma o cardeal em uma entrevista ao jornal La Croix du Benin, publicação católica do país africano que Bertello visitou esses dias -, tentamos coletar as expectativas, o que as pessoas perguntam, o que elas pedem às igrejas locais e às conferências episcopais. Devemos entender o que a Cúria Romana pensa a este respeito. Há que se escutar o Santo Padre, porque é necessário saber o que ele quer. Porque é necessário compreender que tipo de reforma fazer para fazer com que a Cúria Romana esteja à serviço das conferências episcopais, das igrejas locais e compartilhar também os bens das Igrejas locais e universais. É esse espírito de serviço que devemos colocar bem em evidência".