Uma Cúria reformada a serviço das Igrejas locais

Mais Lidos

  • Centenas de aeronaves americanas prontas para atacar. Forças russas e chinesas estão realizando exercícios com Teerã

    LER MAIS
  • Pesquisadora e autora do livro Capitalismo Gore, lançado recentemente no Brasil, analisa como a violência contra minorias políticas resulta de um embaralhamento entre patriarcado e lucratividade midiática que transforma líderes extremistas em chefes de estado

    O desafio de transcender o ódio, combustível da extrema-direita, para superar a teocracia midiática. Entrevista especial com Sayak Valencia

    LER MAIS
  • O que é o Conselho da Paz, que será inaugurado amanhã por Donald Trump, e quem participa dele?

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

23 Agosto 2013

"O Santo Padre nos nomeou e teremos a primeira reunião em outubro próximo. Agora, há um contato regular entre nós oito, assim, nos conhecemos melhor", afirma o cardeal Giuseppe Bertello, presidente do Governatorado vaticano, além de único italiano dos oito purpurados nomeados por Jorge Mario Bergoglio para reformar a Cúria Romana.

A reportagem foi publicada no sítio Vatican Insider, 21-08-2013. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

"Atualmente - afirma o cardeal em uma entrevista ao jornal La Croix du Benin, publicação católica do país africano que Bertello visitou esses dias -, tentamos coletar as expectativas, o que as pessoas perguntam, o que elas pedem às igrejas locais e às conferências episcopais. Devemos entender o que a Cúria Romana pensa a este respeito. Há que se escutar o Santo Padre, porque é necessário saber o que ele quer. Porque é necessário compreender que tipo de reforma fazer para fazer com que a Cúria Romana esteja à serviço das conferências episcopais, das igrejas locais e compartilhar também os bens das Igrejas locais e universais. É esse espírito de serviço que devemos colocar bem em evidência".