O Concílio Vaticano II como evento dialógico. Um olhar a partir de Mikhail Bakhtin e seu Círculo

Mais Lidos

  • "A ideologia da vergonha e o clero do Brasil": uma conversa com William Castilho Pereira

    LER MAIS
  • O “non expedit” de Francisco: a prisão do “mito” e a vingança da história. Artigo de Thiago Gama

    LER MAIS
  • A luta por território, principal bandeira dos povos indígenas na COP30, é a estratégia mais eficaz para a mitigação da crise ambiental, afirma o entrevistado

    COP30. Dois projetos em disputa: o da floresta que sustenta ou do capital que devora. Entrevista especial com Milton Felipe Pinheiro

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

01 Julho 2013

Os 50 anos do início do Concílio Vaticano II inspirou e continua propiciando muitas pesquisas, seminários, simpósios, cursos, artigos e livros.

No entanto, o Seminário Internacional “O Concílio Vaticano II como evento dialógico, promovido pelo Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso – GEGe, do PPG em Lingüística da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, nos dias 3 e 4 de julho, em São Carlos, SP, chama a atenção e suscitou o tema de capa da revista IHU On-Line desta semana.

“Em continuidade aos 50 anos do Vaticano II queremos discutir com você outras perspectivas desse evento que procurou adequar a igreja católica aos desafios da contemporaneidade. Os descompassos da igreja e do mundo ainda estão aí. E os desafios se ampliaram enormemente em ambos os lados”, afirmam os organizadores do evento.

O seminário quer pensar dialogicamente, a partir do pensamento filosófico de Mikhail Bakhtin e seu Círculo, as questões que podem emanar dessa relação.

Contribuem com a presente edição o professor Ângelo Cardita, da Université de Laval, de Québec, Canadá,  professor emérito da Universidade Federal do Paraná – UFPR, Carlos Faraco, a professora Maria Cecília Domezi, das Faculdades Integradas Claretianas, de São Paulo, Daniel Stosiek, professor e pesquisador da Universidade Federal de São Carlos, Paulo Dalla-Déa, pesquisador do Grupo de Gêneros do Discurso (GEGe), do Departamento de Letras da UFSCar, o professor Pedro Lima Vasconcellos, da Universidade Federal de Alagoas, a professora Sueli Maria Ramos da Silva, do programa de mestrado em Letras e Linguagem, Cultura e Discurso da Universidade Vale do Rio Verde – Unincor, de Três Corações-MG, e Valdemir Miotello, professor da Universidade Federal de São Carlos.

Pode ser lidda também a entrevista com o professor e sociólogo da PUCRS, Valdir Jose Morigi, sobre as diferentes representações, nas festas juninas gaúchas e nordestinas.

Uma reportagem e outras informações completam a edição.

A revista IHU On-Line estará disponível, nesta página, nas versões html, PDF e 'versão para folhear', nesta segunda-feira, a partir das 14h.

A versão impressa circulará, terça-feira, no campus da Unisinos, a partir das 8h.

A todas e a todos uma boa leitura e uma excelente semana!