Censura contra teóloga leiga que defende casamento gay

Mais Lidos

  • O Papa descreve o Concílio Vaticano II como a "estrela polar do caminho da Igreja" e apela ao progresso na "reforma eclesial"

    LER MAIS
  • “A memória sem cérebro desafia a associação quase automática entre memória e sistema nervoso central”, exemplifica o pesquisador

    Os mistérios mais atraentes da neurobiologia vegetal são os que questionam as categorias do pensamento moderno. Entrevista especial com Guilherme Soares

    LER MAIS
  • No capitalismo mafioso Nicolás Maduro veste Nike. Artigo de Ivana Bentes

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

16 Setembro 2012

O Vaticano interveio para pressionar a diocese de Clifton, nos EUA, para cancelar uma conferência que seria proferida por uma teóloga leiga que assinou uma carta argumentando que os católicos podem apoiar o casamento gay.

A reportagem é do sítio da revista católica britânica The Tablet, 14-09-2012. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

A professora Tina Beattie, da universidade inglesa de Roehampton, foi uma dos 27 signatários de uma carta publicada no mês passado no jornal The Times, sugerindo que "é perfeitamente apropriado para os católicos, usando suas consciências totalmente informadas, apoiar a extensão legal do casamento civil para casais do mesmo sexo".

Entende-se que foram feitas reclamações sobre a carta ao bispo de Clifton, Declan Lang. Acredita-se que essas queixas chegaram a Roma, e a Congregação para a Doutrina da Fé pediu que o bispo cancelasse a palestra.

A professora Beattie, que é uma das diretoras da revista The Tablet, disse-nos: "O meu entendimento é de que foi a Congregação que contatou Dom Declan".

A conferência de Beattie na diocese de Clifton seria intitulada "Maria: Mãe de Deus e modelo de povo peregrino – Lumen Gentium".

//