16 Setembro 2012
O Vaticano interveio para pressionar a diocese de Clifton, nos EUA, para cancelar uma conferência que seria proferida por uma teóloga leiga que assinou uma carta argumentando que os católicos podem apoiar o casamento gay.
A reportagem é do sítio da revista católica britânica The Tablet, 14-09-2012. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
A professora Tina Beattie, da universidade inglesa de Roehampton, foi uma dos 27 signatários de uma carta publicada no mês passado no jornal The Times, sugerindo que "é perfeitamente apropriado para os católicos, usando suas consciências totalmente informadas, apoiar a extensão legal do casamento civil para casais do mesmo sexo".
Entende-se que foram feitas reclamações sobre a carta ao bispo de Clifton, Declan Lang. Acredita-se que essas queixas chegaram a Roma, e a Congregação para a Doutrina da Fé pediu que o bispo cancelasse a palestra.
A professora Beattie, que é uma das diretoras da revista The Tablet, disse-nos: "O meu entendimento é de que foi a Congregação que contatou Dom Declan".
A conferência de Beattie na diocese de Clifton seria intitulada "Maria: Mãe de Deus e modelo de povo peregrino – Lumen Gentium".
//