Ondas cerebrais já controlam máquinas

Mais Lidos

  • Esquizofrenia criativa: o clericalismo perigoso. Artigo de Marcos Aurélio Trindade

    LER MAIS
  • Alessandra Korap (1985), mais conhecida como Alessandra Munduruku, a mais influente ativista indígena do Brasil, reclama da falta de disposição do presidente brasileiro Lula da Silva em ouvir.

    “O avanço do capitalismo está nos matando”. Entrevista com Alessandra Munduruku, liderança indígena por trás dos protestos na COP30

    LER MAIS
  • O primeiro turno das eleições presidenciais resolveu a disputa interna da direita em favor de José Antonio Kast, que, com o apoio das facções radical e moderada (Johannes Kaiser e Evelyn Matthei), inicia com vantagem a corrida para La Moneda, onde enfrentará a candidata de esquerda, Jeannete Jara.

    Significados da curva à direita chilena. Entrevista com Tomás Leighton

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

12 Setembro 2012

Poucas feiras mostram o futuro com tanta variedade de avanços possíveis ou em fase de maturação como a IFA Berlim, realizada na semana passada, na capital alemã. Como se estivesse em um mundo mágico, o visitante tem a oportunidade de assistir às mais incríveis demonstrações de jogos eletrônicos controlados apenas pelo pensamento.

A reportagem é de Ethevaldo Siqueira e publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, 09-09-2012.

Maior evento de eletrônica de entretenimento do mundo, a IFA 2012 mostrou tanto os lançamentos de maior impacto da eletrônica de entretenimento como algumas inovações que deverão marcar o futuro próximo. Como, por exemplo, a possibilidade de um garoto comandar um videogame ou programa de computador apenas com o olhar.

Ou sentir o que significam as mudanças que nos trarão o carro digital do futuro e até conversar em linguagem humana com o painel do veículo. Ou ouvir e dialogar com especialistas sobre as grandes tendências da fusão entre rádio, TV e internet, na Radiodifusão Dinâmica.

Ou encantar-se com a beleza das imagens de Super High Definition, com definição oito vezes superior à da HD convencional. Ou assistir a uma demonstração do uso de roupas que contêm diversos dispositivos eletrônicos embutidos, como PCs, iPods e sistemas de localização, naquilo que já é chamado de "tecnologia vestível", ou wearable technology. Ou ainda relaxar durante alguns minutos com um aparelho que massageia os olhos e a cabeça, ao som de música suave.

A seguir, um retrospecto de tudo isso.

Ondas cerebrais comandam até há poucos anos, a simples ideia de usar o pensamento para comandar computadores, videogames e outras máquinas eletrônicas era pura ficção. Hoje, começa a tornar-se realidade, depois da IFA 2012, de Berlim. Embora as pesquisas ainda não tenham superado mais do que a fase inicial de um longo processo de desenvolvimento, as perspectivas de utilização de ondas cerebrais no dia a dia das pessoas são muito grandes e animadoras, tanto para a medicina do sono, o controle do stress e a conquista do equilíbrio psíquico, como em novas formas de entretenimento, jogos e comando de máquinas sensíveis.

Uma pequena empresa alemã, a 4DForce, da cidade de Meiningen, demonstrou a viabilidade prática do uso das ondas cerebrais aos milhares de visitantes da seção futurista TechWatch, da IFA 2012. Os especialistas da 4DForce desenvolveram o que eles chamam de "plataforma capaz de adquirir e processar sinais cerebrais, dos olhos e dos músculos do corpo humano". E explicam que esses sinais "são do tipo EEG/EOG/EMG, em que a sigla EEG indica os sinais do eletroencefalograma; EOG, os impulsos elétricos emitidos pelo movimento dos olhos; e EMG, os sinais emitidos pelo movimento dos músculos".

As pesquisas demonstram que é possível usar as ondas cerebrais como biofeedback (resposta biológica a um estímulo) para comprovar o poder do pensamento e das técnicas de relaxamento, como a respiração profunda, a visualização e a meditação, para alterar tanto as próprias ondas cerebrais como para atingir o estado de alfa.

O que a 4DForce se propõe, entre outros objetivos, é oferecer meios e recursos para que as pessoas aprendam a melhorar a qualidade de vida, permitindo que elas controlem seus processos biológicos e reduzam o stress. "Estamos pondo ao alcance do mercado consumidor a tecnologia médica já comprovada sobre o potencial do cérebro", diz Joanna Izdebski, diretora da 4DForce.

Os olhos comandam

Imagine a possibilidade de comandar um videogame apenas com o olhar. Isso já se torna possível graças a uma câmera embutida no televisor que focaliza os seus olhos e permite que você comande uma espécie de cursor luminoso no centro do videogame, como demonstrou a empresa chinesa Haier, uma corporação gigantesca, que fatura mais de US$ 20 bilhões.

O carro digital em rede

Empresas como a Ford, a BMW e a Mercedes-Benz buscam hoje reinventar o automóvel, levando para dentro do carro todos os recursos possíveis da internet, do computador e das comunicações, por intermédio da rede automotiva. O Ford Fokus, carro digital 100% elétrico exibido pela Ford na seção TechWatch, da IFA 2012, é um dos melhores exemplos do carro digital do século 21. É um carro que pode ser reabastecido até em tomadas elétricas residenciais.

Os avanços da rede automotiva da Ford se baseiam na segunda geração de seu sistema Sync, que tem o nome de My Ford Touch, e foi desenvolvido em conjunto com a Microsoft. Já disponível nos EUA e na Europa, essa rede permite ao usuário fazer ligações telefônicas especiais, receber mensagens de textos, ditar notas, sincronizar dados, usar os sistemas de gerenciamento inteligente de tráfego, localizar restaurantes, lojas e postos de reabastecimento elétrico.

Nesse carro digital, o motorista pode usar o celular e manter as mãos livres. Seu sistema de comunicações converte mensagens de texto SMS em mensagens faladas e vice versa. Internamente, o carro proporciona um show de entretenimento para os passageiros.

A fusão rádio-TV-web

Um projeto que mostra como poderão ser o rádio e a TV do futuro foi mostrado na seção Tech Watch da IFA. É a Radiodifusão Dinâmica (Dynamic Broadcasting), que prevê a fusão de todos os recursos da radiodifusão com a internet no fim desta década, com ênfase no uso mais racional do espectro de frequências.

Esse é apenas um dos muitos projetos do Instituto Fraunhofer, um centro de pesquisas com mais de uma centena de laboratórios, mantido por cerca de 50 indústrias alemãs. O Fraunhofer tem sido um dos grandes sucessos em todas as versões da IFA.

Super HD e 3D

Muita gente supunha, há quatro anos, que a alta definição (HD, de high definition) seria um estágio final da qualidade da imagem de TV. Mas não é, como provou mais uma vez a IFA, ao mostrar novos televisores e monitores com resolução de imagem muito superior às da alta definição (HDTV).

Esses novos televisores mostram que, depois da alta definição, o mundo entrou na era da Super High Definition (Super HD), passando de imagens de HD de 2 milhões de pixels para um número de pixels quatro vezes superior. Nasce, assim, a Super HD de 4K, com 8 milhões de pixels. E já surgem os primeiros protótipos da Super HD de 8K, com 16 milhões de pixels. As imagens são maravilhosas, inclusive com o recurso tridimensional.

Vestindo PCs.

Anunciada há poucos anos, como ficção, começou a amadurecer nesta IFA 2012 a tecnologia "vestível". Protótipos dos mais variados dispositivos eletrônicos embutidos em roupas sempre atraíram as pessoas. A tendência parece ter boa aceitação para usos especializados, como uma mochila hi-tech que pode conter equipamentos sofisticados e ajudar o estudante ou profissional a resolver muitos problemas.

Massagem para os olhos

Nada mais relaxante do que massagear os olhos e a cabeça com óculos envolventes, ao som de uma música suave e repousante, conforme propôs a Breo, uma empresa de Hong Kong, na Tech Watch, da IFA 2012.