López Obrador anuncia saída "amigável" do PRD

Mais Lidos

  • Para a professora e pesquisadora, o momento dos festejos natalinos implicam a escolha radical pelo amor, o único caminho possível para o respeito e a fraternidade

    A nossa riqueza tem várias cores, várias rezas, vários mitos, várias danças. Entrevista especial Aglaé Fontes

    LER MAIS
  • Frente às sociedades tecnocientífcas mediadas por telas e símbolos importados do Norte Global, o chamado à ancestralidade e ao corpo presente

    O encontro do povo com o cosmo. O Natal sob o olhar das tradições populares. Entrevista especial com Lourdes Macena

    LER MAIS
  • Diante um mundo ferido, nasce Jesus para renovar o nosso compromisso com os excluídos. IHUCast especial de Natal

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

10 Setembro 2012

O ex-candidato progressista à Presidência do México, Andrés Manuel López Obrador, anunciou neste domingo (09/09), diante de cerca de 100 mil apoiadores, sua saída do PRD (Partido da Revolução Democrática).

Em seu discurso de despedida, ele pediu a seus seguidores para decidirem, a parti do dia 12 de setembro, em assembleias populares, se a organização civil Morena (Movimentação de Renovação Nacional), comandada por ele, deve se transformar em um partido. As informações são da agência de notícias France Presse e reproduzida pelo sitio Opera Mundi, 09-09-2012.

"Vamos decidir se Morena continua como associação civil ou se constitui um partido político", afirma o líder da esquerda mexicana.

"Vou dedicar toda minha imaginação e trabalho à causa da transformação do México e farei isso pelo Morena. Por esse motivo, me separarei dos partidos do Movimento Progressista", disse López Obrador durante comício na praça Zócalo, região central da Cidade do México.

Esta foi a primeira concentração popular liderada por Obrador depois que  o Tribunal Eleitoral do México validou a eleição presidencial, no dia 31 de agosto, em que Obrador foi derrotado pelo candidato do PRI (Partido Revolucionário Institucional), Enrique Peña Nieto, por 31,6% contra  38,2% dos votos respectivamente.

Obrador garantiu que sua saída ocorreu amigavelmente. “Não se trata de uma ruptura” com o PRD, o Movimento Cidadão e o Partido do Trabalho, grupos políticos que apoiaram sua candidatura através da aliança Movimento Progressista em 2006 e 2012.

"Agradeço em especial aos militantes do PRD, partido do qual participei desde sua formação, pelo qual fui dirigente nacional e onde militei por 23 anos. Deixo no PRD muitos amigos", declarou.