10 Setembro 2012
O ex-candidato progressista à Presidência do México, Andrés Manuel López Obrador, anunciou neste domingo (09/09), diante de cerca de 100 mil apoiadores, sua saída do PRD (Partido da Revolução Democrática).
Em seu discurso de despedida, ele pediu a seus seguidores para decidirem, a parti do dia 12 de setembro, em assembleias populares, se a organização civil Morena (Movimentação de Renovação Nacional), comandada por ele, deve se transformar em um partido. As informações são da agência de notícias France Presse e reproduzida pelo sitio Opera Mundi, 09-09-2012.
"Vamos decidir se Morena continua como associação civil ou se constitui um partido político", afirma o líder da esquerda mexicana.
"Vou dedicar toda minha imaginação e trabalho à causa da transformação do México e farei isso pelo Morena. Por esse motivo, me separarei dos partidos do Movimento Progressista", disse López Obrador durante comício na praça Zócalo, região central da Cidade do México.
Esta foi a primeira concentração popular liderada por Obrador depois que o Tribunal Eleitoral do México validou a eleição presidencial, no dia 31 de agosto, em que Obrador foi derrotado pelo candidato do PRI (Partido Revolucionário Institucional), Enrique Peña Nieto, por 31,6% contra 38,2% dos votos respectivamente.
Obrador garantiu que sua saída ocorreu amigavelmente. “Não se trata de uma ruptura” com o PRD, o Movimento Cidadão e o Partido do Trabalho, grupos políticos que apoiaram sua candidatura através da aliança Movimento Progressista em 2006 e 2012.
"Agradeço em especial aos militantes do PRD, partido do qual participei desde sua formação, pelo qual fui dirigente nacional e onde militei por 23 anos. Deixo no PRD muitos amigos", declarou.