26 Julho 2012
Com polêmica em uma região alpina da Áustria, juiz proíbe o uso de sinos em vacas, após reclamações de moradores próximos a pasto pelo constante barulho dos animais. “Eles não conseguiam mais dormir. Estavam já sem nenhuma paciência”, argumenta o juiz Erich Kundegraber, de acordo com jornais locais.
A reportagem é do jornal The New York Times e reproduzida pelo Portal Uol, 22-07-2012.
Os sinos de vaca fazem parte da cultura alpina tanto quanto cantar em falsete e shorts com suspensórios, mas o barulho constante pode ser irritante. Um tribunal austríaco ordenou que um fazendeiro retirasse os sinos depois que moradores reclamaram que não conseguiam dormir.
A próxima coisa que vão banir vai ser o falsete. Num golpe contra a tradição alpina, um tribunal austríaco proibiu na terça-feira os sinos das vacas de um pasto depois que moradores reclamaram que não conseguiam dormir à noite por causa do barulho incessante.
O dono das vacas havia se recusado a retirar os sinos de seu rebanho, argumentando que eles eram tradicionais e que tinham um efeito geralmente calmante.
Mas o juiz Erich Kundegraber visitou o pasto perto de Stallhofen, uma pequena cidade no sopé dos Alpes, com 3 mil habitantes, e decidiu a favor dos vizinhos do fazendeiro.
“Eles não conseguiam mais dormir. Estavam já sem nenhuma paciência”, disse ele, de acordo com jornais austríacos. Kundergraber não foi encontrado pela reportagem na terça-feira.
As vacas ficavam livres para pastar à noite e o barulho ficava pior quando elas raspavam os sinos na manjedoura de metal.
A decisão confirmou uma outra de maio da qual o fazendeiro tinha apelado. O tribunal afirmou: “O gado é criado de uma forma inaceitavelmente incômoda quando os animais que usam sinos são mantidos numa área rural com poucas residências, dentro de uma área cercada, e os animais provocam um ruído alto à noite por causa dos sinos, o que acaba com a paz noturna dos vizinhos.”
O tribunal decidiu que não havia necessidade de usar sinos se as vacas viviam numa área cercada, onde podiam ser vistas facilmente e não estavam num pasto nas montanhas. Ele acrescentou que os sinos não eram uma característica tradicional das áreas residenciais rurais.
O fazendeiro terá de pagar uma multa se não cumprir com a ordem do tribunal.
Os sinos de vaca eram usados originalmente para ajudar a encontrar animais perdidos e facilitar que as vacas ficassem perto umas das outras em pastos montanhosos.
Ainda não está claro até que ponto a decisão estabelece um precedente que pode levar a uma ampla remoção dos sinos das vacas por toda a Áustria.