20 Julho 2012
No Salmo 43, lê-se a invocação: "A minha alma anseia pelo Deus vivo, quando verei o seu rosto?". Esse desejo ainda percorre o ser humano contemporâneo? As religiões, além disso, têm algo a dizer? A ambas as questões, Lorella Fracassa respondeu com uma escolha de vida: é religiosa das Irmãs Mestras de Santa Doroteia, a mártir decapitada pela sua fé e que converteu o juiz que a ridicularizava.
A reportagem é do jornal Il Sole 24 Ore, 15-07-2012. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
O seu livro recupera o valor da oração, mostrando como ela é conatural à pessoa em qualquer época na história e em todas as partes do mundo.
Lorella Fracassa, estudiosa da espiritualidade e de formação psicopedagógica, adota dois registros narrativos cativantes: o das vidas paralelas, cruzando a figura do monge Cassiano (360-432), primeiro anacoreta do Egito e depois fundador de mosteiros na Gália, com a figura do padre John Main, que se tornou beneditino em 1959 depois de ter trabalhado na Malásia, onde aprendeu a meditação mântrica.
Main, depois de um encontro casual com um estudante, volta para estudar os Padres do Deserto, redescobre Cassiano e as suas Collationes, em que se fala do poder da meditação silenciosa (na Itália, elas foram publicadas pela editora Città Nuova, Conferenze ai monaci, 2 volumes). Oriente e Ocidente se encontram no campo da busca a Deus através da conversa e da escuta.
Um segundo registro narrativo escava no silêncio para fornecer um método de conversação com o mistério. A paz interior "coagula as energias, diluídas nos córregos da mente e da sensibilidade, e unifica o ser humano, redespertando nele a identidade e a memória do divino".
Daí surge a imagem da caça à lebre contida em um ditado dos Padres para dizer que "quem busca a Cristo, fixando incessantemente a cruz, supera todos os obstáculos que se opõem a ele, até que tenha alcançado o Crucificado".
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
O valor da oração - Instituto Humanitas Unisinos - IHU