20 Junho 2012
Faleceu na manhã de hoje, 19 de junho, o arcebispo emérito de Botucatu (SP), dom Aloysio José Leal Penna, de 79 anos. Ele estava internado no Hospital Madre Teresa, em Belo Horizonte (MG), em coma induzido, com falência múltipla de órgãos, respirando com ajuda de aparelhos, mas não resistiu e faleceu no início da manhã desta terça-feira.
A informação é do Boletim da CNBB, 19-06-2012.
Em Botucatu, será realizada missa de corpo presente e o velório. Após a homenagem, o corpo de dom Aloysio será levado ao Rio de Janeiro, onde será o enterro do religioso.
Dom Aloysio foi bispo diocesano de Bauru (SP), entre os anos de 1990 a 2000, quando foi nomeado arcebispo de Botucatu.
Trajetória
Dom Aloysio José Leal Penna nasceu em 7 de fevereiro de 1933 na cidade de Piquete (SP). Religioso jesuíta, foi ordenado sacerdote em 21 de dezembro de 1963 e bispo no dia 22 de julho de 1984. Esteve à frente da diocese de Paulo Afonso (BA) por dois anos e foi transferido para diocese de Bauru como bispo coadjutor em 10 de abril de 1988, ao lado de dom Cândido Padin, durante dois anos. No dia 4 de setembro de 1990 foi nomeado o 3º bispo diocesano de Bauru, função que exerceu até agosto do ano 2000. Em 27 de agosto de 2000 tomou posse como arcebispo de Botucatu. Sua renúncia se deu 19 de novembro de 2008, por ter completado 75 anos, idade limite para o exercício do episcopado.
Sepultamento
A arquidiocese de Botucatu (SP) divulgou os horários do velório e sepultamento de dom Aloysio José Leal Penna. Dom Aloysio será velado na Catedral de Botucatu durante a quarta-feira, dia 20 de junho, a partir das 9h e permanecerá sendo velado até a quinta-feira, dia 21 de junho, onde haverá missa de duas em duas horas.
A missa de Exéquias será celebrada no dia 21 de junho, quinta-feira, às 10h na Catedral Basílica Metropolitana de Sant’Ana, Praça Dom Luiz Maria de Santana, s/nº, centro, Botucatu-SP.
Após a missa, dom Aloysio será transladado para sua cidade natal, o Rio de Janeiro, onde será velado na Igreja Santo Inácio do Colégio dos Jesuítas (Botafogo) e ali sepultado junto a seus confrades.