Madeireiras de Nova Ipixuna, PA, são denunciadas por extração ilegal

Mais Lidos

  • ​Sociólogo analisa a conjuntura eleitoral e os possíveis desfechos da eleição de domingo. “Diria que hoje, para sermos mais conservadores na análise, os dois vão para o segundo turno com um viés de alta para o Lula”

    Eleições 2026: “Brasil pode entrar numa rota de conflito interno e de ingovernabilidade radical”. Entrevista especial com Rudá Ricci

    LER MAIS
  • Pesquisadores comentam dados iniciais do pleito e tendências para o 2º turno

    1º turno das eleições de 2026 é marcado por metamorfoses, tecnonepotismo e insatisfação. Entrevista especial com Tatiana Vargas-Maia e Ricardo Costa de Oliveira

    LER MAIS
  • O candidato de extrema-direita Flávio Bolsonaro derrota Lula no primeiro turno das eleições no Brasil. Artigo de Bernardo Gutiérrez

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

14 Abril 2012

O Ministério Público Federal denunciou à Justiça Federal de Marabá (PA) três madeireiras que faziam extração ilegal em um assentamento de Nova Ipixuna (511 km de Belém), onde foi morto, em 2011, um casal de extrativistas.

A notícia é do jornal Folha de S. Paulo, 14-04-2012.

As investigações começaram em 2008, justamente depois de denúncias do casal José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo da Silva. Eles foram mortos em maio do ano passado.

Também foram denunciados pela Procuradoria trabalhadores rurais acusados de favorecer a exploração ilegal de madeira.

De acordo com a Procuradoria, a irmã de Maria do Espírito Santo, Laisa Sampaio, continua sofrendo ameaças.

O assentamento agroextrativista onde está concentrado o conflito chama-se Praialta Piranheira e fica na zona rural de Nova Ipixuna.

Os irmãos José Rodrigues Moreira e Lindonjonson Silva Rocha, acusados de matar o casal, irão a júri popular em Marabá, mas ainda não há data para o julgamento.