17 Fevereiro 2012
A Índia se prepara para sediar uma primeira edição de porte histórica. Nos próximos meses, a All India Catholic Union (AICU), uma das mais importantes associações de leigos católicos do país asiático, estará envolvida na organização do primeiro Sínodo dos Católicos Indianos. Um evento que deverá ser realizado, segundo os organizadores, em 2012.
A reportagem é de Laura Zanella, publicada no sítio MissiOnline, 10-02-2012. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
O projeto, que contará com a participação de várias realidades eclesiais da Índia, nasceu da reflexão sobre as relações entre clero e laicato, que mostrou um papel ainda marginal dos leigos na Igreja local em comparação com as aberturas contidas nos documentos conciliares.
"O sínodo representa uma etapa significativa que não tem precedentes em toda a região asiática", disse o secretário-geral da AICU, John Dayal. "É a primeira vez que os mais de 17 milhões de católicos do nosso país vão se reunir, por meio dos seus delegados, para refletir sobre o seu papel dentro da Igreja, propondo novos caminhos de crescimento na fé e no testemunho ao mundo".
Os objetivos do sínodo, além disso, refletem o Concílio Vaticano II, que, como observado, deu espaço e um impulso inédito aos leigos na Igreja, como parte do "povo de Deus" (Lumen Gentium), corresponsável pela missão de fé no mundo, juntamente com os pastores. Portanto, é significativa a coincidência desse primeiro sínodo indiano com 50º aniversário da convocação do Vaticano II, considerado por muitos como o "concílio do laicato".
Conforme relata a UCA News, o encontro indiano abordará a situação dos católicos na Índia. Graças à presença de teólogos, especialistas em ciências sociais, direitos humanos e direito canônico, será dado espaço à análise das relações com a hierarquia eclesiásticas e às possíveis propostas de colaboração para o fortalecimento da difusão da fé.