09 Março 2018
O Vaticano declarou guerra a um pequeno sítio ultra-conservador espanhol www.InfoVaticana.com, que costuma ser muitas vezes crítico em relação ao papado e à Cúria, solicitando que escritório de advocacia mais caro e poderoso do mundo, a gigante multinacional Baker & McKenzie, trate da remoção do domínio que contém a palavra Vaticano. Na home page do site é relatada toda a incrível história da batalha legal iniciada com uma carta do Secretário de Estado pedindo a renúncia do site, explicando que eles não tinham "os direitos de propriedade exclusiva sobre o nome do centro físico do mundo católico. Naturalmente – está escrito – é possível imaginar a nossa reação, como se a cidade de Nova York pedisse algo similar ao New York Times ou a República Italiana fizesse tal pedido ao jornal italiano La Repubblica".
A reportagem é de Franca Giansoldati, publicada por Il Messaggero, 08-03-2018. A tradução é de Luisa Rabolini.
O relato, no sítio, continua: "Na verdade nós ficamos bastante surpresos porque somos uma realidade pequena e insignificante e parecia um tanto incomum ter atraído a atenção da Secretaria de Estado do Vaticano, que deveria estar bastante empenhada em seguir o governo da Igreja para se importar com tais questões menores".
Pouco depois, no entanto, à discussão somou-se o cardeal de Madrid que apresentou uma denúncia contra o sitio na Nunciatura Apostólica, destacando que os artigos publicados são sempre bastante crítico. Passou mais algum tempo e a “Igreja pobre para os pobres do Papa Francisco contratou o maior e mais poderoso escritório de advocacia do mundo, a gigante multinacional a Baker e McKenzie que nos enviou uma notificação para alterar o domínio infovaticana.com".
Naturalmente InfoVaticana não aceitou, explicando que com o Vaticano não tem nenhuma relação a não ser informar os fiéis católicos sobre a Igreja. Em suma, um discurso baseado na liberdade de expressão. "Concederam-nos uma moratória de seis meses para encontrar outra identidade digital, mas não aceitam qualquer outro acordo que não seja a renúncia". Atualmente, o caso sobre a liberdade de imprensa aguarda por um julgamento definitivo no Escritório espanhol de marcas e patentes, onde a Baker e McKenzie apresentou um processo contra o site rebelde.
A Baker & McKenzie foi considerado um dos escritórios de advocacia com a mais forte marca global pelo sétimo ano consecutivo de acordo com a Acritas Global Elite Law Firm.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
O Vaticano contrata o escritório de advocacia mais famoso do mundo para fechar um site incômodo - Instituto Humanitas Unisinos - IHU