22 Setembro 2017
Uma competição de vídeos promovida por UNFCC e UNDP-GEF Small Grants Programme (programa de bolsas da Global Environmnet Facility – GEF com o PNUD), em parceria com a tve, premiará jovem com uma viagem de ida e volta para a COP 23, que acontecerá em Bonn, na Alemanha, entre 6 e 19 de novembro deste ano. Além de participar da conferência, o premiado terá também a oportunidade de atuar como jovem repórter, auxiliando a equipe de redação das Nações Unidas com vídeos, artigos e publicações em redes sociais.
A reportagem é publicada por PNUD, 01-06-2017.
A iniciativa tem como objetivo incentivar o engajamento dos jovens em torno do combate à mudança global do clima, além de promover ações em andamento em todo o mundo para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O prazo para participar da “Global Youth Video Competition 2017” vai até 18 de agosto, e os interessados devem enviar vídeo sobre uma iniciativa que eles próprios desenvolveram sobre uma das temáticas previstas, todas relacionadas às questões climáticas.
Para participar da competição, basta ter entre 18 e 30 anos de idade e fazer um vídeo persuasivo de no máximo três minutos de duração, usando qualquer tipo de câmera. O vídeo deve ser enviado por meio do site tvebiomovies e deve mostrar uma iniciativa desenvolvida pelo participante sobre uma das duas categorias: “Cidades resilientes e respeitadoras do clima” ou “Oceanos e mudança global do clima”.
Desenvolver cidades e comunidades sustentáveis é um dos componentes-chave para a redução de emissões de gases de efeito estufa e para a adaptação aos impactos inevitáveis das mudanças do clima. Dentro dessa temática, os vídeos devem mostrar iniciativas sobre um dos temas abaixo:
A segunda temática “Oceanos e mudança global do clima” busca vídeos sobre ações de jovens para enfrentar os desafios relacionados a oceanos diante da mudança do clima. Os oceanos correspondem a 97% de toda a água do planeta, empregam 200 milhões de pessoas e são fonte primária de proteína para 3 bilhões de pessoas. A degradação deles, portanto, apresenta sérias ameaças a muitos países. Além disso, absorvem grande parte do aumento da temperatura e 30% do dióxido de carbono produzido por humanos, o que está contribuindo para níveis mais elevados de acidez e de volume, ameaçando muitas comunidades costeiras. Dentro dessa categoria, os vídeos devem mostrar projetos ou ações sobre um dos temas abaixo:
Na edição de 2016 da competição, os ganhadores foram Faouzia Bahloul, da Tunísia, e Phuong Vu Hoang, do Vietnã. Faouzia foi premiada a partir do vídeo “Think Renewable”, por meio do qual mostrou uma pesquisa que desenvolve para a produção de biogás com o auxílio de microalgas. Já Phuong Vu Hoang mostrou como ele busca aumentar a conscientização do povo vietnamita quanto à vulnerabilidades deles com relação à mudança global do clima, utilizando o design gráfico como ferramenta.
A 23ª Conferência das Partes (ou COP 23) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (da sigla em inglês, UNFCC) terá lugar entre os dias 6 e 17 de novembro deste ano na cidade de Bonn, na Alemanha. O evento é considerado o principal fórum internacional para discussão de questões relacionadas às mudanças do clima. Várias decisões importantes para questões ambientais a nível global resultaram de negociações realizadas em edições anteriores da conferência, como o memorável Acordo de Paris, negociado na COP21, em 2015.
Para obter mais informações sobre a competição, visite a página da UNFCC.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
ONU levará à COP23 jovens com iniciativas de combate à mudança global do clima - Instituto Humanitas Unisinos - IHU