Brasil tem 5 mil conexões de geração de energia pelo próprio consumidor

Imagem: reprodução / tumblr

Mais Lidos

  • Cristo Rei ou Cristo servidor? Comentário de Adroaldo Palaoro

    LER MAIS
  • Dois projetos de poder, dois destinos para a República: a urgência de uma escolha civilizatória. Artigo de Thiago Gama

    LER MAIS
  • “Apenas uma fração da humanidade é responsável pelas mudanças climáticas”. Entrevista com Eliane Brum

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

30 Setembro 2016

O Brasil registrou até agosto deste ano 5.040 conexões de geração de energia pelo próprio consumidor – conhecida por micro e minigeração distribuída, que totalizou potência instalada de 47.934 KW. O número é aproximadamente quatro vezes maior na comparação ao mês de setembro de 2015, quando foram computadas 1.148 ligações. Os dados são Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A informação foi publicada por Ministério de Minas e Energia e reproduzida por Portal Brasil, 29-09-2016.

Entre as fontes mais utilizadas está a solar com 4.955 adesões, seguida da eólica com 39 instalações. Em termos de capacidade total instalada, a energia gerada pelo sol também se destaca com 35,8 MW, seguida pela biomassa com 6 MW.

Segundo a Aneel, 78% das conexões de geração distribuída (GD) atendem às residências. Os comércios são responsáveis por 15% das conexões de GD no País. Já o Estado com o maior número de micro e minigeradores é Minas Gerais (1.226 conexões), seguido de São Paulo (711) e Rio Grande do Sul (564).

Com o incentivo do Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica (ProGD), lançado pelo Ministério de Minas e Energia, a previsão é que 2,7 milhões de unidades consumidoras poderão ter energia gerada por elas mesmas até 2030, o que pode resultar em 23.500 MW (48 TWh produzidos) de energia limpa e renovável, o equivalente à metade da geração da Usina Hidrelétrica de Itaipu. Com isso, o Brasil pode evitar que sejam emitidos 29 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera.

Leia mais...