24 Agosto 2022
José Antonio Zamora formou-se em Filosofia e C.C. de Educação (especialidade em Filosofia) da Universidade de Granada. Posteriormente, realizou pesquisa e doutorado na Westfälische-Wilhelms-Universtät de Münster (Alemanha), onde obteve seu doutorado em 1995 com uma tese sobre o pensamento de Th. W. Adorno orientada pelo Prof. Johann Baptist Metz.
Foi Professor Titular da Cátedra de Ética, Filosofia Moderna e Contemporânea e Filosofia da Religião no Centro de Estudos San Fulgencio de Múrcia, afiliado à Pontifícia Universidade de Salamanca (1995-2003), Professor Associado de Teoria da Educação na Universidade de Múrcia (2002-2003), Investigador Contratado I3P (2003-2005) e Cientista Sénior (2005-2020) no Instituto de Filosofia CSIC em Madrid. Desde fevereiro de 2021 é Pesquisador Científico do referido Instituto.
Foi professor visitante em diferentes Universidades Ibero-americanas (Universidade Centro-Americana "José Simeón Cañas" de San Salvador, Universidade Católica de Goiás e Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, e realizou diversos estágios de pós-doutorado em universidades alemãs (Münster e Berlim) Suas linhas de trabalho e pesquisa mais importantes são: Filosofia após Auschwitz, Teoria Crítica (Th.W. Adorno, W. Benjamin), Teologias Políticas da Modernidade, Filosofia Política das Migrações, Sofrimento Social e Autoritarismo. Ele é membro da Society for Critical Theory Studies e faz parte das equipes editoriais de Constelaciones. Jornal de Teoria Crítica e Jahrbuch Politische Theologie.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Prof. Dr. José Antonio Zamora – Conselho Superior de Investigaciones Científicas – CSIC – Espanha - Instituto Humanitas Unisinos - IHU