19 Mai 2022
Santiago Villamayor nasceu em Huesca no ano de 1947. Graduou-se em Filosofia e Letras pela Universidade de Valencia. Foi ativista do movimento trabalhista e cidadão, participando intensamente da luta antifranquista nas comunidades cristãs de base de Zaragoza. Estudou teologia por alguns anos na missão trabalhista com os jesuítas.
Hoje faz parte de um grupo de pesquisa sobre pós-religião e pós-teísmo e participou da publicação do livro de Roger Lenaers, “Jesus de Nazaré, uma pessoa como nós?”. Villamayor também se dedica ao cuidado do meio ambiente e reflorestamento na agroindústria familiar. Colabora na divulgação de debates sobre os novos paradigmas comuns às religiões e humanismos.
Autor de livros didáticos de filosofia para o ensino médio e diversos artigos e livros na coleção Nuevo Tiempo Axial com a coordenação de José María Vigil (Servicios Koinonía y Colección, 2020).
Entre outras publicações, destacam-se: “Del nacionalcatolicismo al postcristianismo. Las comunidadesde base en España y la teología de la liberación”, artigo publicado na Revista VOICES, Theological Journal of EATWOT, the Ecumenical Association of Third World Theologians (2017); “Qué puede aportar el evangelio hoy en la sociedad actual”, artigo publicado no VII Encuentro de Redes Cristianas em outubro de 2021; e “Despues De Dios Otro Modelo Es Posible”, artigo publicado no 3º volume da coleção Nuevo Tiempo Axial (Servicios Koinonía y Colección, 2021).