Bacharelou-se em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Faculdade de Teologia (1979),Licenciou-se em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí (atual Unijuí)(1971), Mestre e Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (1979-1983). Atualmente é professor na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul como professor permanente e pesquisador do programa de pós-graduação em Teologia, professor na Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana, de Porto Alegre, membro da Equipe Interdisciplinar de Assessoria da Conferência dos Religiosos do Brasil, Secretário Geral do Fórum Mundial de Teologia e Libertação. Foi membro do Comitê de Redação da Revista Internacional de Teologia Concilium por quinze anos (2000-2015) e atualmente atua em seu comitê científico. Foi presidente da Associação de Teologia e Ciências da Religião (SOTER) no triênio 1998-201, da qual é cofundador. Foi professor convidado na Universidade Antoniana de Roma, no Instituto de Teologia e Pastoral da Confederação Episcopal da América Latina em Bogotá. Foi professor colaborador na Faculdade de Filosofia da Pucrs, em Ética ambiental e Metafísica. Em 2011 realizou estágio pós-doutoral na Georgetown University, de Washington.
Economista, sociólogo, Doutor em Desenvolvimento Econômico e Social/Université de Paris I - Panthéon/Sorbonne. Professor Titular- Colaborador do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (PPUR/UFRJ). Coordenou o Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ (2012-2019). Coordenou o Programa de Graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social (2010-2016) e coordena o Curso de Especialização Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo (2009-atual.). Por três vezes dirigiu o IPPUR/UFRJ. Integrou o Comitê Técnico do Plano Diretor UFRJ-2020 (2007-2014). Foi Secretário Executivo e Presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional - ANPUR. Coordenou o Grupo de Trabalho sobre Migrações Internas da Associação Brasileira de Estudos Populacionais. Integrou o Steering Committee do II World Planning Schools Congress, México, 2006. Coordenou o Program of Research and Cooperation on Social Movements in the South - Brazil, South Africa, India and Tailand (2005-2008) e dirigiu o Pôle d´Excellence Métropoles, Inégalités et Planification Démocratique (Agence Universitaire de la Francophonie - 2007/2012). Integrou o Dams and Development Fórum/United Nations Environmental Program e a Comissão Especial sobre Violações dos Direitos Humanos Decorrentes da Implementação de Barragens, criada pela Resolução 26/2006 do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Integra o Grupo de Trabalho Barragens, Mineração e Direitos Humanos, do Conselho Nacional de Direitos Humanos (2019-Atual). Lidera o ETTERN (Laboratório Estado, Trabalho, Território e Natureza), onde dirige a Rede de Observatório de Conflitos Urbanos, o Observatório Socioambiental de Barragens, a Assessoria Técnica e Educacional Meio Ambiente e Barragens e coordena o Núcleo Experimental de Planejamento Conflitual. Tem desenvolvido e orientado pesquisas nas seguintes áreas: desenvolvimento regional e urbano, políticas urbanas, metodologias e modelos de planejamento, políticas migratórias, impactos sociais e ambientais de grandes barragens, conflitos sociais resultantes da implantação de grandes projetos, conflitos sociais urbanos, movimentos sociais urbanos, globalização e movimentos sociais comparados.
Pós-Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutor em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2013). Mestre em Agronegócios pelo Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Graduado em Ciências Econômicas pela UFRGS (1990). Professor-pesquisador e Coordenador da Linha de Pesquisa em Memória e Gestão Cultural do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa de Estratégias Regionais. Membro do Conselho Municipal de Cultura de Canoas e do Comitê Municipal de Economia Criativa de Porto Alegre. Coordenador do Observatório Unilasalle: Trabalho, Gestão e Politicas Públicas. Investiga assuntos relacionados ao trabalho e educação, ao mercado de trabalho, a economia da educação, ao ensino superior, as políticas públicas, as politicas públicas para educação, a economia da cultura, a cultura, a economia criativa e a moda.
Economista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), concluída em 2011, cuja monografia versou sobre mulher e trabalho no Brasil. Mestre em Economia com Ênfase em Economia do Desenvolvimento pela UFRGS concluída em 2015, cujo trabalho de dissertação tratou sobre emprego doméstico no Brasil. Atualmente é doutoranda em economia pela UFRGS, bolsista CNPQ, colunista do portal Democracia e Mundo do Trabalho em Debate - DMT, integrante do coletivo Movimento Economia Pró-Gente, e técnica licenciada do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Realizou doutorado sanduíche no Departamento de Gênero e Sexualidade na Universidade de York - Toronto. Pesquisa sobre mercado de trabalho, desenvolvimento econômico, economia brasileira, feminismo e relações de gênero e raça, com publicações e participações em eventos nacionais e internacionais.
É idealizador, realizador e diretor do instituto de livre estudo, pesquisa, escrita e formação Ateliê de Humanidades. Éprofessor adjunto da Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro, onde leciona na graduação e nas pós-graduações deFilosofia Moderna e Contemporânea e de Ciências da Religião. Tem graduação, com grau summa cum laude, em ciênciassociais pelo IFCS-UFRJ e mestrado (2009-2010), doutorado (2011-2015) e pós-doutorado (2016) pelo IESP-UERJ. Foiassistente de pesquisa (2010-2013) e pesquisador associado do núcleo de pesquisa em teoria social e sociológicaSOCIOFILO, do IESP-UERJ, liderado por Frédéric Vandenberghe. É pesquisador parceiro do Centro Brasileiro de EstudosDurkheimianos (UFRGS). Publica periodicamente no Jornal do Brasil (JB); foi membro organizador e editor do Blog doSociofilo e é editor do Cadernos do Ateliê e do Ateliê de Humanidades Editorial. Pesquisa na interface de teoria social,tecnociências & sociedade, sociologia histórica do político, teoria antropológica, ética, filosofia política e retórica.
Cacique da Tekoa Kaagui Porã, membro da Nação Mbya Guarani e fundador da retomada Yvyrupa em Maquiné.
Nêgo Bispo, nasceu em 10/12/1959, no Vale do Rio Berlengas, antigo povoado Papagaio, hoje município de Francinópolis/PI. É lavrador, formado por mestras e mestres de ofícios, morador do Quilombo do Saco-Curtume (São João do Piauí/PI). Ativista político e militante de grande expressão no movimento social quilombola e nos movimentos de luta pela terra, Nêgo Bispo é atualmente membro da Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Piauí (CECOQ/PI) e da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ). Possui ensino fundamental completo e faz parte da primeira geração da família da sua mãe que teve acesso à alfabetização. Tem um grande gosto pela escrita poética, pois desde muito cedo precisou desenvolver sua habilidade de traduzir para a linguagem escrita das cartas os sentimentos as sabedorias e as vivências de seus parentes e vizinhos. Poeta, escritor e intelectual que prefere ser chamado de relator de saberes, é autor de inúmeros artigos e poemas, bem dos livros Quilombos, modos e significados (2007); e Colonização, Quilombos: modos e significados (2015). Também foi professor e mestre convidado do projeto Encontro de Saberes na Universidade de Brasília.
Empreendedora de Impacto Socioambiental, Sócia e Coordenadora do Negócio de Impacto Socioambiental Ciclo Reverso que transforma resíduos sólidos sem valor comercial em produtos para o consumo consciente, através de uma cadeia produtiva sustentável e de geração de renda há 9 anos. Bacharel em Serviço e Empreendedorismo Social. Licenciada em Acelerado Inovativa Brasil 2017/1.
Fundadora e Diretora Presidente da Cooperativa Justa Trama. A cooperativa conecta mais cooperativas do segmento viário e opera de modo agroecológico, sustentável socialmente e economicamente nas etapas de produção de roupas, brinquedos e acessórios. Finalista do Prêmio Claudia em 2019.
Metalúrgico, eletricista de manutenção desde 1986, presidente do Instituto Trabalho, Indústria e Desenvolvimento, o TID-Brasil e representa a empresa Ford no Sindicato dos Metalúrgicos do Rio Grande do Sul - MABC.
Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Postgraduate Course on Materials Science - University of Manchester and Institute of Science and Technology ? UMIST (1997). Decano da Escola Politécnica - UNISINOS no período de 2012 a 2017, e professor Titular I, e na graduação em Engenharia Ambiental foi coordenador nos anos de 2010 a 2016; e nos cursos de Mestrado Em Engenharia Civil com área de Concentração em Gerenciamento de Resíduos, e Engenharia Mecânica com área de concentração em Energia. Foi editor da Revista eletrônica Estudos Tecnológicos em Engenharia (QUALIS B4/B5) de 2005 a 2011, e é revisor das revistas Journal of Hazardous Materials, Tecnologia em Materiais (ABM) e Matéria. Sócio da Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Gestão Ambiental e Reciclagem de Resíduos, atuando principalmente nos seguintes temas: caracterização de materiais (micro e nano escala), produção mais limpa, simbiose industrial, avaliação do ciclo de vida e economia circular em organizações, reciclagem de resíduos sólidos industriais com ênfase na engenharia civil, ambiental e materiais, e desenvolvimento de coprodutos com o conceito de materiais sustentáveis. Formou 41 mestres e 3 doutoras. Possui 14 patentes depositadas no INPI, e 318 artigos publicados em periódicos e eventos científicos.
Visando a cooperação e autogestão no segmento da Economia Solidária, Maribel é Bacharel em Ciências Econômicas - FADERGS, empreendedor no segmento, gestora de feiras e eventos. Realizou participação no Governo do Estado do RS como Chefe de divisão em Secretaria da Economia Solidária e apoio à Micro e Pequena Empresa 2013-2014. Dpto de Incentivo e Fomento a Economia solidária . 2011/2014. Ações de comercialização, realização de grandes eventos, conferencias, seminários, debates, apoio e assessoramento ao conselho estadual de economia solidária, participação em todo o processo de certificação de empreendimentos solidários e na implantação das casas de eco sol. Acompanhante na execução das feiras da União Brasileira de Educação e Ensino – UBEE no período de 2009 a 2010. Educadora no Centro de Assessoria Multiprofissional – CAMP em 2009. Formação em Agente de desenvolvimento e cooperativismo avançado – 2006 a 2007. Capacitação em Economia Solidária e Gestão de Empreendimento Autogestionários na Esolca Técnica José Cesar de Mesquita. Formação em Gerente de Projetos pela Alfamídia Educação.
Socióloga, fotografa e ativista social que propõem e consolida intervenções através da arte expressiva do Grafite na cidade de Lima no Peru.
Rudá Ricci é graduado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP, mestre em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp e doutor em Ciências Sociais pela mesma instituição. É diretor geral do Instituto Cultiva, professor do curso de mestrado em Direito e Desenvolvimento Sustentável da Escola Superior Dom Helder Câmara e colunista Político da Band News. É autor de Terra de Ninguém (Ed. Unicamp, 1999), Dicionário da Gestão Democrática (Ed. Autêntica, 2007), Lulismo (Fundação Astrojildo Pereira/Contraponto, 2010) e coautor de A Participação em São Paulo (Ed. Unesp, 2004), entre outros.