06 Agosto 2019
Gustavo Daudt Fischer é graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, com mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos. Atuou na área de criação publicitária no começo de sua carreira até seu ingresso como docente na Unisinos em 2001.
A partir de então passou a atuar em diversas atividades de gestão, docência e pesquisa na instituição, iniciando na comissão de coordenação do curso de Comunicação Social - habilitação Publicidade e Propaganda (2001-2003) e em seguida liderando a equipe que desenvolveu o projeto político-pedagógico da inédita habilitação de Comunicação Digital, coordenando o curso entre 2004 e 2008.
No desdobramento acadêmico de seus estudos na pós-graduação em Comunicação, passou a trabalhar com o campo das interfaces digitais e suas propriedades midiáticas. Ao concluir seu doutorado, foi convidado a se integrar ao Programa de Pós-Graduação em Design da Unisinos e coordenar a Escola de Design da Universidade entre os anos de 2009 e 2010. Entre 2011 e 2014, fez a gestão dos cursos de bacharelado da Universidade. Também em 2011 passou a integrar o Programa de Pós-Graduação em Comunicação, na linha de pesquisa Mídias e Processos Audiovisuais.
É um dos líderes do grupo de pesquisa Audiovisualidades e Tecnocultura: comunicação, memória e design – TCAV. Desde agosto de 2015 é Coordenador do Programa de Pós-Graduação de Ciências da Comunicação da Unisinos. É vice-coordenador do GP Estudos de Televisão e Televisualidades da INTERCOM (2017-2018). Seus temas de pesquisa lidam com as interfaces digitais, web, memória das e nas mídias online e procedimentos metodológicos relacionados à arqueologia da mídia.