O pensamento de Santo Agostinho e seus impactos políticos e teológicos hoje

Arte: IHU

Mais Lidos

  • Primeira encíclica do Papa Leão XIV reforça o conceito de dignidade ontológica absoluta, denuncia a não neutralidade tecnológica e concentração privada do poder digital e chega a um público que os documentos jurídicos não alcançam, diz advogado e pesquisador da área do Direito

    Magnifica Humanitas: “Uma leitura que nenhum documento governamental teria facilidade de fazer com franqueza”. Entrevista especial com Marcelo Chiavassa

    LER MAIS
  • O Apocalipse não é o fim do mundo, mas a salvação do cristão. Artigo de Enzo Bianchi

    LER MAIS
  • Estudos contestam declaração de Luciano Huck sobre dependência do Bolsa Família

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

08 Setembro 2025

Inscreva-se

Inscreva-se pela internet

Aluno de Graduação ou Pós-Graduação (Lato Sensu e Strictu Sensu)

SOU ALUNO UNISINOS

Público geral

NÃO TENHO LOGIN

 

 

Apresentação

O Ciclo de Estudos O pensamento de Santo Agostinho e seus impactos políticos e teológicos hoje prevê uma série de conferências que se ocuparão de temas relacionados a: discurso político dos escritos de Agostinho e sua expressão no “agostinismo político” e “realismo político” contemporâneo; desdobramentos das ideias políticas e teológicas de Agostinho e seus usos nos discursos políticos e eclesiais atuais; perspectivas agostinianas que se vislumbram para o pontificado de Leão XIV.

 

Objetivo geral

 

Debater transdisciplinarmente a relevância pública do pensamento político-teológico de Santo Agostinho em atenção à sua incidência em discursos políticos atuais e nos pronunciamentos do Papa Leão XIV.

 

 

Certificados

A atividade é gratuita. Será fornecido certificado a quem se inscrever e, no dia do evento, assinar a presença por meio do formulário disponibilizado durante a transmissão. Os certificados estarão disponíveis em até 30 dias após o final deste Ciclo de Estudos (todas as conferências), no portal Minha Unisinos.

 

O evento é aberto ao público para assistir na Página inicial IHUYouTubeFacebook e TwitterNão é necessária inscrição para acompanhar a transmissão.

 

Promoção

 

Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos

Instituto Humanitas Unisinos – IHU

Comissão Sociotransformadora da CNBB – CEPAST