O bispo que fugiu de barco

Mais Lidos

  • A ideologia da Vergonha e o clero do Brasil. Artigo de William Castilho Pereira

    LER MAIS
  • Juventude é atraída simbolicamente para a extrema-direita, afirma a cientista política

    Socialização política das juventudes é marcada mais por identidades e afetos do que por práticas deliberativas e cívicas. Entrevista especial com Patrícia Rocha

    LER MAIS
  • Que COP30 foi essa? Entre as mudanças climáticas e a gestão da barbárie. Artigo de Sérgio Barcellos e Gladson Fonseca

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

30 Mai 2011

Fugiu do Vietnã em um barco quando era jovem, chegou a Melbourne, fez-se franciscano conventual e realizou um serviço maravilhoso como pastor.

A reportagem está publicada no sítio Religión Digital, 30-05-2011. A tradução é do Cepat.

Um refugiado vietnamita que chegou à Austrália a bordo de um barco carregado de refugiados foi nomeado bispo auxiliar da diocese australiana de Melbourne, uma das mais importantes do país. Vincent Long Van Nguyen tinha 18 anos quando ele e sua família fugiram do comunismo em 1980. Após a queda de Saigon, três irmãos seus se estabeleceram na Holanda, uma irmã ainda está no Vietnã e seus pais e um irmão e uma irmã moram em Melbourne.

Em 1983, entrou na ordem dos franciscanos e foi ordenado sacerdote em 1989. Foi pároco durante 11 anos nas localidades de Kellyville e Springvale e, em 2005, foi eleito Superior dos Franciscanos Conventuais da Austrália. Desde 2008, era o responsável da Ordem para a Ásia e a Oceania.

O arcebispo da diocese da qual o padre Vincent será auxiliar, dom Denis Hart, declarou, ao tomar conhecimento da notícia, que “é uma nomeação histórica. Fugiu do Vietnã em um barco quando era jovem, chegou a Melbourne, fez-se franciscano conventual e realizou um serviço maravilhoso como pastor”.

Sua ordenação episcopal será no dia 23 de junho na Catedral de São Patrício de Melbourne.