21 Março 2011
O jornalista Juan Carlos Cruz, uma das cinco vítimas de abusos sexuais pelos quais o Vaticano condenou o sacerdote Fernando Karadima, acusou quatro dos atuais cinco bispos chilenos vinculados à Paróquia Sagrado Coração de El Bosque, que atende a um setor de fiéis mais conservadores.
A reportagem está publicada no sítio espanhol Religión Digital, 21-03-2011. A tradução é do Cepat.
"Viam tudo e não faziam nada, estavam parados ao meu lado quando eu via algo impróprio... estamos falando de sacerdotes e de atuais bispos, entre outros (Andrés) Arteaga, dos bispos da (Paróquia) El Bosque", declarou à Radio Biobío.
A emissora de rádio identificou que, além de Arteaga, bispo auxiliar de Santiago e até três semanas atrás, vice-chanceler da Universidade Católica, seriam cúmplices o bispo de Talca, Horacio Valenzuela; o bispo castrense Juan Carlos Madrid e o bispo de Linares, Tomislav Koljatic.
Soledad Ruiz, da Rede Chilena Contra a Violência Doméstica e Sexual, disse à mesma rádio que "não são apenas depreciáveis os fatos que Karadima cometeu, mas também o silêncio e a ocultação que a própria Igreja Católica fez".
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Quatro bispos são acusados de cumplicidade no caso Karadima - Instituto Humanitas Unisinos - IHU