Internet móvel atingirá 1 bi de usuários

Mais Lidos

  • Em vez de as transformações tecnológicas trazerem mais liberdade aos humanos, colocou-os em uma situação de precarização radical do trabalho e adoecimento psicológico

    Tecnofascismo: do rádio de pilha nazista às redes antissociais, a monstruosa transformação humana. Entrevista especial com Vinício Carrilho Martinez

    LER MAIS
  • A Espiritualidade do Advento. Artigo de Alvim Aran

    LER MAIS
  • Desatai o futuro! Comentário de Adroaldo Palaoro

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

11 Janeiro 2011

O número de usuários de banda larga móvel deve superar 1 bilhão em 2011, poucos meses depois de ter atingido a marca dos 500 milhões, segundo a Ericsson.

"Durante o curso de 2010, um marco significativo em termos de usuários de banda larga móvel foi alcançado, uma vez que seus números superaram os 500 milhões no mundo", disse a Ericsson, maior fabricante de equipamentos para telefonia móvel do mundo, em comunicado.

A notícia é do jornal Folha de S. Paulo, 12-01-2011.

"A Ericsson estima que esse número vá dobrar antes que 2011 acabe."

O uso de computadores portáteis, celulares e tablets, mais recentemente, impulsionou a internet móvel nos últimos anos.

O tráfego crescente de dados é visto pelo mercado como impulsionador das receitas das operadoras de telecomunicações e está provocando investimentos em redes, o que também ajuda o faturamento dos fabricantes de equipamentos.

A região Ásia-Pacífico deve representar a maior parte do número de usuários, cerca de 400 milhões, seguida pela América do Norte e pela Europa Ocidental, com mais de 200 milhões cada uma, segundo a Ericsson.

A companhia divulgou que, em 2008, usuários de internet móvel somavam 200 milhões. Até 2015, a Ericsson aposta em um crescimento para 3,8 bilhões, indicando uma aceleração no ritmo de expansão do setor.

BRASIL

Segundo os dados mais recentes divulgados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o Brasil concentra 19,45 milhões de acessos à banda larga móvel.

Isso representa quase 10% da população brasileira, que, de acordo com os dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), chega a 190,7 milhões de habitantes.

A Claro lidera o segmento, com 39,83% do mercado, ou 7,74 milhões de internautas. A Vivo aparece logo atrás, com 6,24 milhões (ou 32%).

Já a TIM detém 4,32 milhões de acessos - o que representa 22,26% do total.

A Oi vem com 5,47% do mercado, ou 1,06 milhão.

Demais operadoras registraram porcentagens inferiores a um, de acordo com os dados da agência.