O Shakespeare ''católico'' de Rowan Williams

Mais Lidos

  • Alessandra Korap (1985), mais conhecida como Alessandra Munduruku, a mais influente ativista indígena do Brasil, reclama da falta de disposição do presidente brasileiro Lula da Silva em ouvir.

    “O avanço do capitalismo está nos matando”. Entrevista com Alessandra Munduruku, liderança indígena por trás dos protestos na COP30

    LER MAIS
  • Dilexi Te: a crise da autorreferencialidade da Igreja e a opção pelos pobres. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

04 Junho 2011

O "Bardo" "tinha um background católico". Para "certificar" a catolicidade de William Shakespeare, chega agora o parecer, totalmente com autoridade, de Rowan Williams, arcebispo de Canterbury e primaz da Comunhão Anglicana, segundo informações do jornal da Conferência dos Bispos da Itália - CEI, Avvenire.

A nota é de Giacomo Galeazzi, publicada em seu blog Oltretevere, 03-06-2011. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Williams, que é também um douto estudioso de literatura (é sua uma biografia de Dostoiévski ainda não traduzida para o italiano, e a editora Ancora publicou uma coleção de seus textos poéticos), comunicou a sua convicção durante o Hay Festival, que ocorre nestes dias no País de Gales.

"Eu acho que isso não nos interessa muito – se devemos situá-lo entre os católicos ou os protestantes", disse Williams, referindo-se ao sumo poeta inglês, durante um diálogo com o ator Simon Russell Beale.

"Mas, para aquilo que importa, acho que ele provavelmente tinha uma experiência católica e muitos amigos católicos". Em todo caso, Williams defendeu que, a partir das informações biográficas disponíveis, o autor de Sonetos "não foi um homem muito bom em diversos sentidos. Se ele era cristão, não foi um santo".