12 Março 2011
Um grande grupo de sacerdotes católicos na Irlanda disse que está consultando sobre a possibilidade de boicotar o novo Missal Romano. O Pe. Sean McDonagh, da Associação de Padres Católicos - ACP, afirmou que o grupo está pensando em tomar a medida após o anúncio desta semana do primaz da Irlanda, cardeal Seán Brady, de que a Igreja na Irlanda introduziria a nova tradução no primeiro domingo do Advento.
A reportagem é de Sarah McDonald, publicada na revista The Tablet, 11-03-2011. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
Referindo-se à decisão tomada por alguns padres da Austrália e dos Estados Unidos de boicotar o novo Missal, o Pe. McDonagh disse que, se alguns membros da Igreja foram autorizados a usar o "Missal de Pio V", porque não podiam, em consciência, usar o novus ordo, então ele não vê por que Roma não poderia autorizar outras pessoas que dizem que não podem, "em consciência, usar este novo [Missal] por razões teológicas".
Ele acrescentou: "Vou ir a um lar de idosos em que todos têm mais de 80 anos de idade e, quando eu disser: `O Senhor esteja convosco`, vou ter que dizer-lhes: `Não, agora a resposta é: E com teu espírito` [ao invés de `Ele está no meio de nós`]? São pessoas que mal são capazes de responder ao que está acontecendo ao seu redor. Essas são situações pastorais, e, infelizmente, os bispos, muitas vezes, não as levam a sério, porque nunca as vivenciaram".
No mês passado, a ACP reuniu os bispos irlandeses e pediu a "suspensão da implementação [do Missal] para que os sacerdotes e as pessoas possam ser devidamente consultados". Um membro da hierarquia prometeu uma resposta oficial a esse pedido. No entanto, o cardeal Brady fez o anúncio da introdução da nova tradução na última segunda-feira, no lançamento dos planos para o 50º Congresso Eucarístico Internacional, em Dublin, que deverá ocorrer em junho de 2012.
Há especulações de que o Papa Bento XVI poderá visitar a Irlanda para essa celebração, embora o arcebispo Diarmuid Martin, de Dublin, minimizou qualquer indicação a uma visita papal. "Não existe nenhum projeto em vista para uma visita do Papa neste momento", disse. "O Papa foi convidado, mas o [seu] programa ainda não foi decidido".
Ele acrescentou: "O Papa está claramente comprometido com o caminho de renovação que está sendo tomado pela Igreja da Irlanda para resolver os problemas do passado. Se ele vier para a Irlanda, será nesse contexto de renovação".
O Pe. McDonagh criticou a decisão do Congresso Eucarístico Internacional de cobrar uma taxa de inscrição de 80 euros [180 reais] aos participantes, o que, segundo ele, "certifica que aqueles que não podem pagar não vão entrar". No entanto, a coordenadora-geral do congresso, Anne Griffin, disse que a taxa equivalente quando o evento foi realizado no Quebec era de 240 euros [550 reais]. Ela acrescentou que os organizadores "realmente tentaram manter muito baixo esse custo. Não queremos que a taxa seja proibitiva para qualquer um".
O Congresso Eucarístico será realizado entre os 10 e 17 junho de 2012, em Dublin, e espera atrair 80 mil pessoas.