12 Janeiro 2012
 Os filmes Melancolia, de Lars von Trier, e A Árvore da vida, de Terrence Malick, foram os grandes ganhadores na entrega de prêmios da Sociedade Nacional de Críticos de Cinema dos Estados Unidos no último fim de semana.
Os filmes Melancolia, de Lars von Trier, e A Árvore da vida, de Terrence Malick, foram os grandes ganhadores na entrega de prêmios da Sociedade Nacional de Críticos de Cinema dos Estados Unidos no último fim de semana.
[Ambos os filmes serão apresentados na Páscoa IHU 2012. Confira aqui a programação.]
A reportagem é de Ben Child, publicada no jornal The Guardian, 09-01-2012. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
Melancolia, o conto de Von Trier sobre uma jovem problemática, cujo humor parece espelhar o mal-estar apocalíptico da própria Terra, ganhou os prêmios de Melhor Filme e de Melhor Atriz para Kirsten Dunst. Malick foi homenageado com o prêmio de Melhor Diretor, e sua estrela, Jessica Chastain, ganhou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante, enquanto Árvore da Vida também venceu o prêmio de Melhor Fotografia para Emmanuel Lubezki. Os outros principais prêmios de atuação foram para Brad Pitt (Melhor Ator, Moneyball) e para Brooks Albert (Melhor Ator Coadjuvante, Drive).
Nem Árvore da Vida nem Melancolia são considerados um dos principais concorrentes ao Oscar deste ano. Embora a obra de Malick, vencedora da Palma de Ouro, tenha recebido o apoio dos críticos,  ela tem poucas chances de receber indicações quando a Academia fizer o seu anúncio na semana que vem.
ela tem poucas chances de receber indicações quando a Academia fizer o seu anúncio na semana que vem.
Enquanto isso, um tipo diferente de cerimônia de premiação homenageou estrelas como Michelle Williams, Charlize Theron e Brad Pitt no fim de semana. A premiação de gala do Palm Springs International Film Festival, que ocorreu na noite de sábado, é muitas vezes vista como o evento de abertura da temporada de premiações pela sua capacidade de atrair grandes estrelas de Hollywood.
Apesar de todo o brilho e glamour, a cerimônia deste ano reconheceu filmes independentes que apenas recentemente contaram com figuras famosas. Brad Pitt apareceu com sua parceira Angelina Jolie para receber o Desert Palm "prêmio de melhor ator-realização" pela sua participação em Moneyball, enquanto Michelle Williams foi homenageada pela sua atuação em Sete Dias com Marilyn. Theron ganhou o prêmio de vanguarda pelo conjunto criativo, juntamente com o restante do elenco e da equipe de Young Adult, e houve também prêmios para George Clooney, Glenn Close, Jessica Chastain e Octavia Spencer.
O diretor de O artista, Michel Hazanavicius, talvez melhor resumiu a noite quando disse: "Quero agradecer às pessoas que decidiram dar este prêmio para mim. Eu não sei quem vocês são, mas obrigado".
O último dia para que os membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas votem nos candidatos deste ano aos Oscar é esta sexta-feira, 13 de janeiro. Os indicados serão anunciados na terça-feira 24 de janeiro.
 
                         
                         
                        