Por: Jonas | 05 Fevereiro 2014
Seis das grandes empresas tecnológicas dos Estados Unidos revelaram que houve um aumento nos pedidos de informações de seus usuários por parte do governo americano, através da NSA (Agência de Segurança Nacional, em inglês) e outros serviços de inteligência. Os números foram divulgados na segunda-feira (03/02).
A reportagem é publicada por Opera Mundi, 04-02-2013.
Google, Microsoft, Apple, Yahoo!, Facebook e Linkedin divulgaram que os dados solicitados vão desde o conteúdo dos sites até informações mais precisas como nome, idade e local de residência de seus assinantes.
No fim de janeiro, o governo permitiu que as companhias tecnológicas oferecessem mais informação para os clientes sobre o ritmo em que são obrigadas a ceder informação à NSA e a outras agências de inteligência. O acordo foi alcançado em resposta a uma reivindicação interposta em junho passado pelas seis gigantes na Fisa (Corte de Vigilância de Inteligência Estrangeira, em inglês).
As empresas pediram que lhes fosse permitido revelar a seus clientes quantos pedidos, acompanhados de uma ordem judicial, elas receberam das agências de inteligência, com o intuito de proteger sua imagem após as denúncias do ex-analista da NSA, Edward Snowden.
Milhares de contas acessadas
Segundo a Microsoft, nos primeiros seis meses de 2013, entre 15 mil e 15.999 contas de usuários foram afetadas por ordens judiciais da Fisa para que o conteúdo dessas contas fosse comunicado às autoridades. O número representa um aumento em relação às solicitações de 2011 – entre 11 mil e 11.999.
Já o Google recebeu pedidos relacionadas com o conteúdo de entre 9 mil e 9.999 contas durante a primeira metade de 2013, um aumento em comparação com as entre as 7 mil e as 7.999 solicitadas nos primeiros seis meses de 2011. "A publicação destes números é um passo na direção correta", afirmou Richard Salgado, diretor de informação jurídica e segurança cibernética do Google, à agência Efe.
No Facebook, os pedidos variaram entre 4 mil e 4.999 pedidos na segunda metade de 2012 – uma quantia que subiu para entre 5 mil e 5.999 nos primeiros seis meses de 2013. Além disso, o Yahoo! Informou que tinha recebido entre 30 mil e 30.999 pedidos sobre contas de seus usuários nesse mesmo período de tempo.