• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Supressão da Companhia de Jesus. Há 307 anos o Vaticano bania ritos chineses

Mais Lidos

  • Destruição ambiental, Marina Silva e o lugar de cada um. Artigo de Gabriel Vilardi

    LER MAIS
  • Veleiro com Greta Thunberg e mais 11 partiu de Itália com destino a Gaza

    LER MAIS
  • Habitar a Terra não é diferente de habitar nossa própria casa, por isso é preciso cuidar do planeta e reativar o espírito revolucionário que reafirma a vida comunitária

    Estar em casa no mundo como esforço ético e político. Entrevista especial com Nuno Castanheira

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    Ascensão do Senhor – Ano C – No seguimento de Jesus voltar para as Galileias da nossa existência

close

FECHAR

Revista ihu on-line

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

22 Janeiro 2014

70 anos antes da Supressão, ou seja, em 1707, podemos observar como andava a controvérsia envolvendo os ritos chineses.

As missões jesuíticas tinham sido um sucesso fenomenal na China, em particular a obra do Pe. Matteo Ricci.

Este foi uma ponte entre o Oriente e o Ocidente, traduzindo muitas obras chinesas para o latim e introduzindo obras da literatura europeia, mapas, conhecimento e artefatos no país oriental. Foi o primeiro a traduzir a filosofia e os escritos de Kong Fuzi para o latim; foi ele quem cunhou o nome latinizado “Confucius”.

A informação é publicada por Jesuit Restoration, 21-01-2014. A tradução é de Isaque Gomes Correa.

A chave para o sucesso das missões jesuíticas foram os altos padrões de escolaridade e uma apreciação incrivelmente profunda e sensível da cultura chinesa. A influência jesuíta cresceu, fazendo possível um primeiro acordo chinês com uma potência europeia, a Rússia, que buscava assegurar a paz entre os dois gigantes. O ponto máximo desta relação chegou no ano de 1692 quando um decreto concedeu liberdade para pregar por todo o território chinês e livremente aceitar convertidos.

No entanto, houve hostilidade aos jesuítas, principalmente advindo da Sociedade para as Missões Estrangeiras de Paris, ou seja, por padres influenciados pelo jansenismo.

Mais controverso ainda foi a aceitação, por parte dos jesuítas, dos ritos confucianos e das tradições taoístas de honrar os ancestrais.

Os jesuítas tomaram estes como rituais seculares que deveriam ser tolerados. Os missionários dominicanos e franciscanos que haviam chegado das Filipinas se escandalizaram com isso e reportaram o fato a Roma. Aí um travou-se um debate, resultando em decretos para ambos os lados.

O cardeal Tournon foi enviado à China como visitador papal, já tendo censurado os jesuítas na Índia.

Estava claro que ele não era favorável à posição dos membros da Companhia de Jesus, nem em relação a qualquer interação com autoridades chinesas, afirmando que os livros já constituíam provas daquilo de que ele precisava.

Em 20-01-1707 (há 307 anos), Tournon proibiu os ritos chineses e o uso das palavras Tian (céu) e Shangdi (o Senhor) para Deus; estas eram permitidas pelos jesuítas.

Dentro de 14 anos os missionários cristãos seriam banidos da China. Em 1939 o Papa Pio XII atenuaria o banimento dos católicos aceitando os ritos chineses.


  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados