• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

A cruz, o martelo e a foice de Evo Morales ao Papa Francisco

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Esquerdas governamentais, conciliatórias e apaziguadoras reduziram-se a “salvar o capitalismo dele mesmo” e não conseguem canalizar inconformidade e indignação, tarefa que o fascismo desejado e reivindicado pelas massas tomou para si com sucesso

    A internacional fascista como modo de vida. Entrevista especial com Augusto Jobim do Amaral

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

10 Julho 2015

Mais do que expressar espanto, assim que a vemos, a expressão de Francisco parece dizer: "Mas..." O papa é muito rápido ao tomar o crucifixo de madeira entalhado em uma foice e um martelo, e pô-lo na horizontal a um assistente, quase para evitar – além de mal-entendidos – que o retratem com esse objeto entre as mãos.

A reportagem é de Gian Guido Vecchi, publicada no jornal Corriere della Sera, 09-07-2015. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Francisco, em La Paz, apenas havia parado para rezar no local do assassinato do padre Luis Espinal, que defendeu operários e mineiros, e foi morto por paramilitares do regime de Luis Garcia Meza no dia 22 de março de 1980, dois dias antes de Romero, em El Salvador.

E Evo Morales explicou ao papa que esse crucifixo foi desenhado justamente pelo seu coirmão jesuíta. Quando o presidente boliviano lhes mostra o presente e começa a falar, Bergoglio acena com um sorriso um pouco forçado. Um fragmento das suas palavras captado pelos microfones distantes se presta a duas interpretações: pode ser "No está bien eso", isso não está certo; ou "No lo sabía eso", eu não sabia disso.

Na verdade, o papa não sabia. O padre Federico Lombardi se informou: "Nem eu sabia disso", e confirma: foram os jesuítas bolivianos que lhe explicaram que é verdade, o desenho se deve ao padre Espinal.

"Eu não tenho dificuldades particulares para pensar que, naquela época, ele quisesse expressar o diálogo entre diversos componentes que se empenhavam pela justiça, também fora da Igreja." Um símbolo que deve ser inserido na história. "Depende de como você o usa. Se você quiser fazer dele um sinal identificativo, é outro discurso..."

Certamente, Francisco faz questão de evitar confusões. A "revolução da fé" que leva ao "dom de si", o pedido de "justiça social" nascem do "tocar a carne de Cristo nos pobres", não de uma ideologia.

No fim de outubro, no Vaticano, ele recebera Morales e os movimentos populares que reveria nessa quinta-feira em Santa Cruz e invocou "terra, casa e trabalho", antes de explicar: "É estranho, mas se eu falo disso, alguns dizem que o papa é comunista: não se compreende que o amor pelos pobres está no centro do Evangelho".

Foi o que ele repetiu rezando pelo padre Espinal: "Detive-me aqui para saudá-los e, sobretudo, para recordar. Recordar um irmão, um irmão nosso, vítima de interesses que não queriam que se lutasse pela liberdade da Bolívia. O padre Espinal pregou o Evangelho, e esse Evangelho incomodou, e por isso o eliminaram".


  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados